Como é o novo SUV híbrido chinês que quer frear avanço de BYD e GWM no país

A JAC revelou oficialmente seu primeiro veículo híbrido plug-in, o JAC QX PHEV. Trata-se de um SUV que coloca na mira os dois protagonistas chineses dessa categoria: o BYD Song Plus e o GWM Haval H6. Além dos equipamentos, o principal fato é que ele roda até 1.250 km com um tanque, segundo o ciclo chinês de medição CLTC.

Foi mostrado pela primeira vez na última semana no Salão de Chengdu (China) para ser lançado ainda em setembro. O interessante é que o modelo é fortemente cotado para o mercado nacional, mas sua vinda só poderá ser consolidada após chegar às concessionárias do país asiático de origem - e, por isso, devemos esperar até 2024.

Cabe ao representante da JAC no Brasil, Sergio Habib, realizar os estudos de mercado para entender a viabilidade (ou a inviabilidade, eventualmente) para posicionar o produto da forma correta. Mas considerando que esse segmento não para de crescer, tudo indica que a novidade tem potencial para roubar uma fatia relevante das vendas.

Como teria apelo como os rivais?

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Imagem: Divulgação

O JAC QX PHEV é derivado de uma variante com motor a combustão que já era comercializada na China. De maneira próxima ao BYD e ao GWM, mede 4,6 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,7 metro de altura e uma distância entre eixos de 2,72 metros

Ao contrário da versão a combustão, tem elementos de design distintivos. Destaque o para-choque dianteiro com uma grade ampla e intrincada integrada à seção óptica inferior, conferindo ao SUV uma estética mais refinada

Nas laterais, conta com linha de cintura que vem subindo as rodas de liga leve escurecidas, incluindo proteções nas caixas de rodas

Atrás, as lanternas estão unidas por uma fileira de LED que percorre toda a extensão da tampa. O para-choque traseiro possui um sistema de escape de dupla saída, também com acabamento em preto. Com isso, reforça o apelo mais agressivo

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No interior é perceptível como os designers tiveram a intenção de passar um aspecto mais futurista. Tem console alto e plano, além de um seletor de marchas em forma de botão e duas interfaces: uma para o cluster e outra para a multimídia

No seu país de origem, estará disponível com dois tipos de motorização. Ambos os sistemas usam um motor de 1.5 litros com potência máxima de 110 cv (produzido pela BYD), combinado com um motor elétrico e uma bateria LNCM de 19,71 kWh e 21,68 kWh (dependendo da versão escolhida pelo cliente)

JAC também terá novo concorrente para Ora e Dolphin

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Sérgio Habib havia anunciado em julho que traria o Yiwuei 3, cujo apelo deverá ser maior do que o EJS-1, que é o compacto elétrico vendido atualmente. Ainda não há data certa para chegar ao país, mas isso certamente ocorrerá antes do novo SUV híbrido plug-in

O futuro modelo elétrico da JAC no Brasil tem 4,02 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,56 metros de altura e 2,62 metros de entre-eixos

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A versão topo de linha é equipada com um motor de 136 cv e com capacidade de rodar até 505 km com uma única carga

A de entrada, por sua vez, gera 95 cv (mesma potência do BYD Dolphin) e promete uma autonomia de 405 km com uma carga completa de bateria. No entanto, é importante salientar que ambos os números foram obtidos seguindo o ciclo de teste chinês e sofrerão ajustes para se adequar ao padrão PBEV do Inmetro

Também oferece uma gama de tecnologia e refinamento bem ampla. O interior é bem-acabado, apresentando uma tela gigante de 15,6 polegadas e um cluster digital menor, semelhante ao do E-JS1. Os recursos prometidos incluem compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, bem como um carregador de celular por indução, entre outros itens

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