Elétrico e conectado a IA: conhecemos o BMW do futuro que chega em 2025
Ricardo Ribeiro
Colaboração para o UOL, em Garching (Alemanha)
02/09/2023 06h00
A BMW apresentou neste sábado (2) o Vision Neue Klasse, que antecipa a nova geração de modelos elétricos da marca alemã. Uma das estrelas do Salão do Automóvel de Munique, o protótipo revela as principais inovações de plataforma, eletrificação, conectividade e design que serão a base da família Neue Klasse (Classe Nova, em alemão), com estreia marcada para 2025.
Cerca de três meses antes da apresentação oficial, UOL Carros teve acesso exclusivo ao protótipo que, segundo a montadora, é "muito próximo" das versões de produção.
Além de uma identidade visual exclusiva e um nível inédito de digitalização dos recursos de bordo, a Neue Klasse se destaca pela nova plataforma inteiramente desenvolvida para a produção de modelos elétricos e a sexta geração de baterias da BMW, o que promete alta performance e baixo custo. A marca lançará pelo menos seis modelos nos primeiros dois anos de vida da plataforma, entre sedãs e utilitários esportivos de porte médio e grande.
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UOL Carros apurou que o primeiro a chegar será um sedã equivalente ao Série 3, no segundo semestre de 2025, seguido de um utilitário esportivo. A produção também será global, com início em Debrecen (Hungria) e, logo a seguir, na planta principal da BMW em Munique (Alemanha).
Em 2027, modelos da família também serão fabricados em San Luis Potosi (México), de olho no mercado americano. Os elétricos Neue Klasse não substituirão modelos equivalentes a combustão, que devem coexistir no portifólio da marca.
Mais que um carro, é uma completa nova geração de carros Holger Hampf, presidente do BMW Designworks, centro de design da marca
A nova família de modelos promete um salto em três áreas principais: design, eletrificação, e digitalização, além de um maior uso de materiais sustentáveis.
Design
O Neue Klasse traz uma nova identidade visual com a missão de redefinir a imagem dos modelos elétricos da BMW. A plataforma modular permitirá a produção de SUVs, mas o protótipo Vision aponta para o sedã médio da estreia. O conceito integra traços clássicos da marca e linhas arrojadas em um resultado elegante e equilibrado. Linhas anguladas, cintura baixa e rodas grandes completam o conjunto.
"Moderno, mas sem esquecer o passado", resume Olivier Pitrat, gerente de Interface de Design. De fato, quem olha o Neue Klasse o reconhece quase que imediatamente como um BMW ao mesmo tempo em que o percebe como algo a mais e inovador. A conexão passado e futuro também se dá no nome. A BMW teve um Neue Klasse 1961, quando lançou uma série tida até hoje como uma evolução da gama média esportiva.
No novo Neue Klasse, destaque para a reinterpretação da grade dianteira. A clássica "grelha do radiador" ficou mais alongada e troca o cromo por sequencias de LEDs finos integrados na peça. "O LED é novo cromo", completa Pitrat.
Na traseira, mais LEDs também cuidadosamente dispostos em múltiplas camadas para criar um efeito tridimensional de profundidade. O teto inteiramente de vidro é semelhante ao oferecido hoje como opcional na linha iX, embora mais longo.
Parte das linhas são conhecidas do conceito i Vision Dee, apresentado na CES, em janeiro deste ano. No entanto, o novo protótipo parece mais próximo do futuro sedã médio de produção. Mas o que realmente chega nas ruas e o que é apenas parte do "show" de um carro-conceito?
"Você ficará surpreso", responde Holger Hampf ao ser questionado por UOL Carros. Segundo ele, o Vision Neue Klasse é "muito perto" do sedã que chega em 2025. "É a última visão antes do modelo de produção", completa.
Eletrificação
A família Neue Klasse terá uma arquitetura de alta voltagem (800v), que promete recargas rápidas e níveis inéditos de alta performance. Segundo a BMW, apenas um minuto na tomada será suficiente para entregar 48 km de autonomia aos modelos da família, com uma recarga completa em menos de uma hora.
Com baterias de capacidade entre 75 kWh e 150 kWh, a potência dos motores dos diferentes modelos vai variar entre 268 cv e 1.341 cv, incluindo versões superesportivas da submarca M. A BMW promete uma autonomia total de até 1.000 km, mas pode haver variações entre os diferentes modelos da família.
A monarquia acabou faz tempo na Alemanha, mas as joias da coroa aqui são as baterias de sexta geração, com células cilíndricas e materiais mais eficientes. Segundo a montadora, as novas baterias têm maior densidade energética, o que eleva a autonomia em cerca de 30%, custo 50% menor e a emissão de CO2 dos veículos reduzida em 60%.
As pilhas cilíndricas ao invés das atuais prismáticas também permitem preencher espaços de forma mais otimizada e flexível, criando módulos que se adaptam melhor à carroceria, o que também ajuda na performance.
Digitalização
Outro destaque da Neue Klasse será na área de digitalização e conectividade ou, para usar o termo da moda no mundo tech, a experiência do usuário. A BMW diz que os modelos da família vão integrar carro e "vida digital do motorista".
O principal é o que a BMW chama de "Panoramic Vision" (visão panorâmica, em inglês), que eleva o head-up display a um nível completamente diferente. Esqueça aquela projeção de dados mixuruca em um cantinho na frente do motorista. O sistema transforma todo o para-brisa em um painel que funde a realidade com informações do trânsito, indicadores do veículo, instruções de navegação e as funcionalidades do telefone do motorista, incluindo mensagens, ligações e redes sociais.
Informações como instruções de navegação mais precisas ainda podem ser projetadas no meio da rua, em uma forma de realidade aumentada, quando acionado o "3D Head-up Display", um sistema adicional ao "Panoramic Vision".
Um dispositivo na parte traseira da cabine projeta todas as informações no ângulo ideal. Um revestimento no para-brisa garante o ajuste exato de reflexo e transparência para exibir as imagens com alta definição sem impedir que o motorista veja o mundo real. O material é mantido em sigilo pela marca.
O motorista poderá escolher quanto conteúdo digital quer ver no para-brisa deslizando os dedos no console central ou no volante multifuncional. UOL Carros testou os sistema com exclusividade ainda no conceito i Vision Dee, em dezembro do ano passado.
O Neue Klasse também conta com comandos de voz avançados baseado em inteligência artificial. A AI foi desenvolvida pelo BMW em cima da Alexa, da Amazon. Alguém ainda lembra quando inovador era o "sistema multimídia" que além de tocar umas músicas baixadas da internet fazia aparecer o Google Maps ainda meio sem jeito numa tela de 6". Não vamos nem falar daquele tempo em que comprávamos um GPS e pendurávamos no painel.
Mas se tudo parece muito futurista e coisa de protótipo futurista que a gente só vê em salão do automóvel, a BMW promete que não. "A essência deste sistema e os principais recursos serão implantados em diversos modelos da BMW e não necessariamente começando com os mais caros", promete Lorenz Makeschin. "O Panorâmic Vision estará na próxima geração do X3", revela Makeschin ao UOL Carros.
Neue Klasse no Brasil?
A Neue Klasse é fundamental para os planos de eletrificação da BMW. A marca planeja que até 2030 os modelos elétricos representem 50% das suas vendas anuais.
Mas sempre que novidades tecnológicas e, principalmente, elétricos enchem os olhos, é bom perguntar quando os modelos verão algo além das bem estruturadas capitais europeias e o sol da Califórnia. UOL Carros falou com quem manda, mas a reposta é conhecida.
"Temos todo o interesse em vender a Neue Klasse também no Brasil, um mercado muito importante para a BMW. Mas sempre dependemos da demanda", explica Ilka Horstmeier, diretora de Pessoas, Propriedades e Relações Trabalhistas, e membro do conselho de administração da BMW.
"A vantagem é que teremos uma produção global, modular, eficiente e decentralizada, que nos permitirá ajustar rapidamente. Havendo demanda, certamente, vamos oferecer os novos produtos no Brasil", completa Horstmeier.
A ver... hoje, 50% das vendas da BMW são modelos híbridos e elétricos, indicando algum apetite para a Neue Klasse. A conta ainda precisa fechar, considerando uma eventual importação da Alemanha ou do México a partir de 2027.
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* Viajou a convite da BMW