Como funciona o Liberty, 1º carro voador vendido em concessionária

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A cidade de Munique, na Alemanha, recebeu a primeira concessionária para veículos voadores do país. A Pal-V começou a vender o Liberty, um carro homologado para rodar nas ruas, mas que também pode subir aos ares.

Diferente dos eVTOLs, como o que a Embraer está desenvolvendo no Brasil, por exemplo, o Liberty precisa de uma pista para decolar e pousar. A transformação, segundo a empresa, leva cinco minutos, mas o trabalho é braçal.

Como funciona o Liberty?

Nas ruas, o carro roda sobre três rodas e pode chegar a 160 km/h com uma autonomia de até 1.315 km

O carro tem dois lugares e espaço para 80 litros de bagagem

A Pal-V não fala os dados técnicos, mas no solo o motor é a combustão, tem 100 cv e chega a 100 km/h em menos de 9 segundos

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O consumo de combustível é de 13,1 km/l

Para voar é preciso desdobrar as asas e um rotor que ficam dobrados sobre o teto. Das laterais sai uma hélice para acionamento do motor de voo

O procedimento, segundo a empresa, leva cinco minutos

Em voo a velocidade máxima é de 180 km/h

O combustível é suficiente para 4,3 horas de voo ou um alcance de 500 km

O preço sugerido na Europa é de 299 mil euros. Em uma conversão direta, sairia por cerca de R$ 1,6 milhão

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A edição personalizável chamada Pioneer sai por 499 mil euros (2,650 milhões)

A série, no entanto, é limitada a apenas 90 unidades destinadas ao mercado europeu e norte-americano

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