Volvo terá SUV elétrico 'barato' no Brasil; veja preços e detalhes

A Volvo apresentará amanhã detalhes da chegada do EX30 ao Brasil, mas a reportagem já conseguiu apurar e adiantar algumas informações importantes.

O novo SUV elétrico custará a partir de R$ 219.950 na versão de entrada Core E40. A novidade tem autonomia de 344 km, menos do que os 480 km da versão intermediária Core E60 (R$ 239.950), a mais completa Plus (R$ 264.950) e a de topo Ultra (R$ 279.950).

Quem conseguir garantir a compra na pré-venda (que vai até o dia 15 de novembro) levará para casa um carregador wallbox de 11 kWh e também um cabo ultracharger com 4,4 kWh em tomada aterrada.

Como se não bastasse, o custo com as revisões é nulo nos três primeiros anos após a compra, ou até os 30 mil km. Com o EX30, a marca quer garantir 8,5 mil das 17 mil unidades que projeta vender no ano que vem.

Trata-se do menor da marca e o primeiro feito na China após compra da empresa pela Geely, representa uma nova fase na ofensiva da Volvo, em especial no Brasil. Para se ter uma ideia de posicionamento de mercado, o SUV elétrico mais em conta do país hoje é o Hyundai Kona EV, que custa R$ 189.990.

Em comparação a outros modelos de marca premium (considerando que a Volvo é uma delas), o valor de tabela chega a ser vezes menor. O Audi e-tron, por exemplo, custa R$ 615.990. Já o recém lançado BMW iX1 custa R$ 421.950. O Mercedes-Benz EQA, por sua vez, sai por R$ 480.900. Todos os produtos citados do famoso "trio alemão" são os SUVs elétricos mais em conta de cada uma.

A investida elétrica da Volvo no Brasil não é novidade. A empresa se notabilizou nos últimos anos pela instalação de carregadores elétricos gratuitos em cidades e rodovias, além da venda/instalação de wallbox na casa dos clientes. Já são dez pontos instalados em estradas, e a expectativa é acrescentar outros 18 nos próximos meses.

Como é a novidade?

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Baterias: tirando a versão mais em conta - que tem baterias de 51 kWh - todas contam com capacidade de 69 kWh

Recarga: de 0 até 80% seria atingida em cerca de 25 minutos

Medidas: 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,65 m de entre-eixos

Potência: em ambas as versões é de 272 cv e atinge de 0 a 100 km/h em 5,7 s na versão com padrão LFP. Na NMC, os números caem para 5,3s

Opção mais picante: com dois motores, ela eleva a potência para 422 cv e derruba o 0 a 100 km/h para 3,4 s

Interior sustentável e customizado: uso de materiais renováveis, que incluem jeans reciclado, linho e lã

Continua após a publicidade

Conectividade: traz central multimídia de 12,3'' com apps do Google integrados e conexão sem fio com Apple Carplay. Sistema ainda tem possibilidade de conexão 5G

Segurança: incluem detector de ciclista, que alerta antes da abertura das portas, e aviso de fadiga do motorista, com sensor que identifica o estado do condutor

Estaciona sozinho: novo Park Assist lida com vagas no formato curvo, paralelo, perpendicular e diagonal

Porta-malas: 320 litros, com a possibilidade de outros 15 adicionais

Bagageiros extras: túnel inferior tem uma área de armazenamento para pequenos itens, como óculos de sol ou fones de ouvido

Carro ecológico: marca afirma que SUV é seu modelo com menos emissão de carbono - menos de 30 toneladas em 200 mil km

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes