Peugeot 208 ganha turbo, CVT e corta preço para bater rivais; veja detalhes

A Peugeot acaba de lançar o 208 com a tão aguardada motorização turbo e câmbio CVT, conjunto utilizado em comum com a Fiat - em modelos como o Pulse, a Strada e o Fastback, por exemplo. Além dos ganhos de eficiência, os novos preços também surpreendem.

Ao todo, três versões foram contempladas. São elas: Allure (R$ 99.990), Style (R$ 109.990) e Griffe (R$ 114.990). Podem ser acrescidos os pacotes Excellence (R$ 5 mil, em preço de lançamento) e Mopar (R$ 4.330, em preço de lançamento). Entre os principais destaques visuais, está o novo conjunto de rodas de 17 polegadas, que é exclusivo da versão Style - as demais vêm com aro 16.

Ainda assim, nada disso elimina as demais motorizações e, com isso, o restante da gama é composta pelas seguintes opções:

Like 1.0 manual (R$ 75.990)

Style 1.0 manual (R$ 86.990)

Active 1.6 AT (R$ 97.990)

Roadtrip 1.6 AT (R$ 102.990)

Como ficou o 208 turbinado

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Imagem: Divulgação
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Para a aplicação na plataforma CMP da Peugeot (que é diferente de todos os modelos da Fiat), algumas partes periféricas foram mudadas, como suportes, pressurização, tubos de admissão, entre outros detalhes. Entretanto, os números do hatch da marca francesa são idênticos aos da marca italiana: 130 cv e 20,5 kgfm.

Com isso, é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos e chegar aos 205 km/h. Ou seja, apesar de ainda não ser de fato um carro esportivo (e sim, um veículo eficiente que, por acaso, acelera bem), agora tem design, posição ao dirigir e desempenho superiores à média do segmento - para a alegria de quem gosta de um pouco de pimenta atrás do volante.

Até mesmo suspensão e freios tiveram que ser recalibrados - em decorrência das mudanças de comportamento do carro, cujo motor entrega a (maior) potência com maior agilidade ante o aspirado, bem como pelo fato da linearidade do próprio câmbio CVT e, ainda, pela nova distribuição de peso do 208. Mas isso trouxe reflexos positivos. Segundo a Stellantis, tem menor índice de rolagem de carroceria ante os seus concorrentes.

Primeiras impressões: pudemos dirigir a novidade pela primeira vez no Autódromo da Capuava (SP). Após acelerar em curvas fechadas e outras sessões de alta velocidade, deu para sentir que o hatch é, de fato, bem equilibrado e previsível. O mais legal é o fato de que pode contornar curvas com uma agilidade equiparada com os melhores (dinamicamente) de sua categoria. Resta agora saber como se sai na cidade.

Os reflexos das benfeitorias não terminam por aí. Agora também ficou mais econômico, após testes validados pelo Inmetro. Na cidade, faz 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (cidade), enquanto que na estrada, por sua vez, os números sobem para 10 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina).

O custo de manutenção é de R$ 530 nas três primeiras revisões. Segundo a Peugeot, isso se deve ao fato de que a cesta de peças é até 18% mais em conta do que a concorrência, ou 15% abaixo da média.

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Equipamentos

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A primeira versão conta com central multimídia de 10,3" com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16"

O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira e revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional Excellence

Já a Style soma os itens do Allure com o pacote Excellence e adiciona câmera de ré Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17, faróis full LED e teto panorâmico. Como se não bastasse, os bancos têm revestimento de tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira "Peugeot", pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados

O seu pacote tecnológico da série especial inclui ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada. O interior ainda traz tons escurecidos, com costuras na cor azul

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Por fim, a versão de topo Griffe. Ela agrega 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada e auxílios à condução. Entre eles: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa

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