Volvo abre pré-venda do EX30, o SUV elétrico premium 'barato'; veja preços

A Volvo acaba de abrir a pré-venda do seu novo SUV elétrico EX30, que durará até o dia 15 de novembro. Os preços partem de R$ 219.950 na versão de entrada Core E40 e, assim, torna-se o modelo premium mais barato da categoria - dentre os utilitários esportivos que não queimam uma gota de combustível sequer.

A novidade tem autonomia de 344 km, mas pode aumentar para os 480 km na versão intermediária Core E60 (R$ 239.950), bem como na mais completa Plus (R$ 264.950) e na de topo Ultra (R$ 279.950), que se diferenciam pela oferta de equipamentos, entrega de desempenho e por alguns elementos visuais mais sutis.

Quem garantir a compra na pré-venda levará para casa um carregador wallbox de 11 kWh e também um cabo ultracharger com 4,4 kWh em tomada aterrada. Como se não bastasse, o custo com as revisões é nulo nos três primeiros anos após a compra, ou até os 30 mil km.

Com o EX30, a marca quer garantir 8,5 mil das 17 mil unidades que projeta vender no ano que vem. É assim que, segundo ela, vai assumir uma nova fase de mercado no país.

Entretanto, a investida elétrica da Volvo no Brasil não é novidade. A empresa se notabilizou nos últimos anos pela instalação de carregadores elétricos gratuitos em cidades e rodovias, além da venda/instalação de wallbox na casa dos clientes.

Como é a novidade?

Imagem
Imagem: Divulgação

Trata-se do menor da marca e é o primeiro feito na China após compra da empresa pela Geely. A ofensiva da Volvo pode ser percebida quando comparamos o seu posicionamento de mercado com as principais rivais.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia, o SUV elétrico mais em conta do país hoje é o Hyundai Kona EV, que custa R$ 189.990. Apesar de não ser considerado premium, a diferença de preços para o novo EX30 não é tão grande assim.

Em comparação a outros modelos de luxo (considerando que a Volvo disputa nesse segmento), o valor de tabela deles chega a ser vezes maior. O Audi e-tron, por exemplo, custa R$ 615.990. Já o recém lançado BMW iX1 custa R$ 421.950. O Mercedes-Benz EQA, por sua vez, sai por R$ 480.900. Todos os produtos citados do famoso "trio alemão" são os SUVs elétricos mais em conta de cada uma.

Imagem
Imagem: Divulgação

Os principais destaques do novo EX30 são:

Baterias: tirando a versão mais em conta - que tem baterias de 51 kWh - todas contam com capacidade de 69 kWh

Autonomia: 344 km na versão de entrada e 480 km nas demais

Continua após a publicidade

Recarga: de 10% até 80% seria atingida em cerca de 25 minutos

Medidas: 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,65 m de entre-eixos

Potência: em todas as versões, tem tração traseira, 272 cv e aproximadamente 35 kgfm

Desempenho: Acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 s na versão de entrada (com menor autonomia) e 5,3s nas demais

Segurança: vem equipado com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motociclistas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista. O carro conta com um sensor capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto do motorista cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o carro pode tentar identificar distração, sonolência ou desatenção - mesmo que o próprio condutor não tenha notado

Interior sustentável e customizado: uso de materiais renováveis, que incluem jeans reciclado, linho e lã. Aços usados na construção também são reciclados

Continua após a publicidade

Conectividade: traz central multimídia de 12,3'' com apps do Google integrados e conexão sem fio com Apple Carplay. Sistema ainda tem possibilidade de conexão 5G

Segurança: incluem detector de ciclista, que alerta antes da abertura das portas, e aviso de fadiga do motorista, com sensor que identifica o estado do condutor

Estaciona sozinho: novo Park Assist lida com vagas no formato curvo, paralelo, perpendicular e diagonal

Porta-malas: 320 litros, com a possibilidade de outros 15 adicionais

Bagageiros extras: túnel inferior tem uma área de armazenamento para pequenos itens, como óculos de sol ou fones de ouvido

Carro ecológico: marca afirma que SUV é seu modelo com menos emissão de carbono - menos de 30 toneladas em 200 mil km

Continua após a publicidade

Opção mais picante fica de fora do Brasil: conta com dois motores, elevando a potência para 422 cv e derruba o 0 a 100 km/h para 3,4 s

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes