Volvo EX30: quando vale a compra e quais as opções ao SUV elétrico 'barato'
O início da pré-venda do Volvo EX30 se iniciou e o mercado ficou bastante curioso com essa novidade. Isso porque, além do fato de ser um SUV elétrico, os preços são bem abaixo do que o esperado para qualquer carro de marca premium - como é o caso da fabricante sueca - disputando nessa categoria.
Parte de R$ 219.950 na versão de entrada Core E40 e, assim, torna-se o modelo premium mais barato de sua classe - dentre os utilitários esportivos que não queimam uma gota de combustível sequer.
Isso levantou questões sobre onde o Volvo EX30 é melhor e onde é pior ante a concorrência. Antes de tudo, quem seriam os verdadeiros rivais? O maior consenso de todos para responder a essa pergunta, entre os que pretendem comprar o próximo carro, sempre gira em torno do quanto é necessário desembolsar. Logo, automaticamente os competidores começam a surgir.
Nem todos são elétricos e nem todos são SUVs. Entretanto, o tipo de carroceria é um crivo relevante e mais geral para delimitar o perfil de comprador - logo, separamos apenas os utilitários esportivos disponíveis no Brasil.
São eles: JAC E-JS4 (R$ 229.900), Jeep Compass Limited T270 (R$ 215.890), Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 210.990), Peugeot e-2008 (que já é um pouco mais caro, por R$ 259.990, ou R$ 219.990 pela compra online), Ford Territory (R$ 209.900), Chevrolet Equinox (R$ 217.990), Volkswagen Taos Highline (R$ 212.480), Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990) e GWM Haval H6 HEV (R$ 214 mil).
Como vai funcionar o embate? Para cada critério de avaliação, vamos ver quais rivais são melhores do que o Volvo EX30 e citar onde a novidade se sobressai. Os tópicos serão compostos por pontos de interesse do mercado.
Entre eles: prestígio da marca, equipamentos e segurança, espaço interno, consumo ou gasto energético, autonomia, desempenho e oferta de carregadores (comparando apenas entre os elétricos). O design, por ser mais subjetivo, vai ficar de fora. Sem mais delongas, vamos aos embates.
Presença e prestígio de marca
Aqui não estamos necessariamente tratando da história da fabricante, mas o que está por trás daquela clássica ocasião onde os donos de carro gostam de deixar a chave do carro em cima da mesa. Dentre as citadas, qual é a que mais inspira requinte?
Por ser a única premium (pelo menos de forma tão consolidada no Brasil e no mundo) é a Volvo. Por isso, nesse critério o elétrico da marca sueca sai ganhando - mas sem grandes necessidades de se fazer qualquer tipo de juízo de valor, pois há os que não concordam com esse critério e, de certa forma, essas pessoas também têm seus motivos válidos
Equipamentos e segurança
Como um bom carro premium, vem muito bem equipado. Conta com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motociclistas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista
Além disso, traz um sensor capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto do motorista cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o carro pode tentar identificar distração, sonolência ou desatenção - mesmo que o próprio condutor não tenha notado. Como se não bastasse, inclui também detector de ciclista, que alerta antes da abertura das portas, e aviso de fadiga do motorista, com sensor que identifica o estado do condutor
Apesar de um ter coisas que o outro não tem (e vice-versa), o que é mais parelho com o Volvo é o GWM Haval H6 HEV, que ainda vence por trazer os itens a seguir:
Sete airbags, atualização de software via nuvem, central multimídia com tela tátil de 12,3 polegadas, painel digital de 10,2 polegadas, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, seletor de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Neve), freio de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera com visão em 360 graus e porta-malas com acionamento elétrico
Na segurança, o SUV chinês oferece um pacote completo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento, leitura de placas de trânsito e alerta de tráfego cruzado traseiro
O H6 ainda é capaz de alertar sobre a aproximação de veículos antes de os passageiros deixarem o veículo e pode realizar manobras de marcha a ré de forma autônoma por uma distância de até 50 metros, reproduzindo o trajeto realizado anteriormente caso o motorista precise voltar em uma rua apertada
Espaço interno
Aqui o Volvo é superado em quase tudo pelo concorrentes. Tem dimensões internas similares às de um hatch compacto (4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,65 m de entre-eixos). Portanto, fica devendo bastante a qualquer SUV médio que separamos para o embate. Aliás, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, por exemplo, até sete lugares tem.
Consumo e autonomia
O Volvo tem autonomia de até 344 km. Na estrada, os números são menores (tal como ocorre para qualquer carro elétrico), uma vez que a eficiência das baterias é menor quando não há desacelerações mais frequentes. Entre os 100% elétricos do confronto, perde para os 406 km do Peugeot e-2008 e os 420 km do JAC E-JS4 (que é o vencedor entre os que querem chegar mais longe sem queimar uma gota de combustível sequer)
Mas como nem sempre é possível encontrar carregadores rápidos por aí, o Volvo não é o mais indicado para fazer longas viagens. O melhor aos que gostam de cair na estrada, portanto, é o GWM Haval H6 HEV (1.518 km de autonomia na estrada). Mas uma menção honrosa vale também para o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (1.210 km de autonomia)
Desempenho
O novo SUV elétrico da Volvo tem tração traseira, 272 cv e 35 kgfm. Com isso, pode acelerar até 100 km/h em 5,7 segundos. Isso faz do lançamento uma opção interessante aos que curtem maiores emoções ao volante. Não só isso ocorre, como também é o mais "picante" do embate
O que chega mais perto é o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, que vai até os 100 km/h em 6,7 segundos a partir de seu motor que gera 316 cv e 56,6 kgfm - números que também são bem respeitáveis
Oferta de carregadores (apenas entre os elétricos e plug-ins)
Quem garantir a compra do Volvo EX30 na pré-venda levará para casa um carregador wallbox de 11 kWh e também um cabo ultracharger com 4,4 kWh em tomada aterrada. Entre os elétricos, por sua vez, também oferecem equipamentos de recarga inclusos ao fechar negócio. Isso faz dele o vitorioso nesse quesito, pois o JAC, o Peugeot e o Chery contam apenas com um carregador portátil junto da aquisição do carro
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