Novo Peugeot 208 turbo: onde ganha e perde dos rivais que lideram as vendas

A Peugeot acaba de lançar o 208 com a tão aguardada motorização turbo e câmbio CVT, conjunto utilizado em comum com a Fiat - em modelos como o Pulse, a Strada e o Fastback, por exemplo. Com isso, quer tirar de Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 a coroa da liderança, mas será que tem o que precisa para conseguir?

Para respondermos essa questão, vamos analisar critérios como preços, design, acomodação a bordo, consumo, desempenho, equipamentos e itens de segurança. Para os itens relativos aos carros em si, vamos considerar apenas as versões topo de linha, para mostrar o quão equipados cada um deles pode ser.

É importante ter em mente que o segmento dos hatches compactos é, hoje em dia, o que mais depende de volume de vendas (aos olhos das montadoras). Cada real a menos no preço de tabela e equipamento a mais na composição do veículo fazem toda a diferença para o apelo deles e, como consequência, para justificar a compra pelo cliente.

Sem mais delongas, vamos aos embates!

Preços

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Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como dissemos, vamos analisar apenas as versões topo de linha de cada carro, para não ficar faltando nenhum equipamento (para o tópico de análise de equipamentos)

Por isso, para o Peugeot, a versão é a Griffe, que custa R$ 114.990. Já o HB20 é o da versão Platinum Plus (R$ 120.390). Enquanto isso, o Onix é o mais barato, por R$ 113.450. O Polo, por sua vez, está sendo representado pela versão Highline (e não a GTS, de categoria esportiva e com preço bem acima). Portanto, a Highline custa R$ 117.990

Dessa forma, o Peugeot é o segundo mais em conta, perdendo para o Chevrolet

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Design

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Imagem: Divulgação

Tudo bem que gosto não é algo que se discute, mas é inegável o fato de que o 208 é o que mais ousa ante os rivais - e o melhor é que cumpre muito bem com o que se propõe. Os demais têm suas diferenças entre si, mas não há tanta disparidade de uns com os outros quanto o produto da marca francesa

Exibe curvas abauladas, vincos que conferem sensação de velocidade, grade dianteira com pontilhados cromados que geram efeito tridimensional e assinaturas de LED

Como se não bastasse, os conjuntos ópticos retangulares parecem até com "rasgos" feitos por unhas de algum felino de grande porte

Na parte de dentro, por sua vez, as linhas transmitem a mesma sensação de que o carro é um pequeno "jato militar", com bancos ligeiramente esportivos, linhas afiladas e diversas superfícies no painel, teto solar panorâmico, volante hexagonal de base achatada, entre outras características de inspiração esportiva

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A central multimídia é bem integrada com as saídas de ar do carro, posicionadas logo acima de um console com botões estilo "teclas de piano". Há, ainda, acabamento emborrachado com aparência que imita fibra de carbono, além de material sensível ao toque para os cotovelos e superfícies "black piano"

Por tudo isso, muitos acham (inclusive quem vos escreve) o 208 o hatch compacto mais bonito da atualidade. Por isso, faz sentido que esse voto vá para ele

Vida a bordo

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Imagem: Divulgação

Na parte da frente, condutor e passageiro são bem divididos pelo console. Atrás, as costas recuadas dos bancos dianteiros ajudam com o espaço para as pernas, mas o espaço para os pés não é tão favorecido por causa do túnel central (pelo menos para quem vai no meio)

Ainda que o modelo esteja em conformidade com o segmento, os rivais ainda o superam, em especial o VW Polo (seguido pelo HB20 e pelo Onix, nessa ordem, pelos testes que já pudemos realizar no UOL Carros)

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A capacidade volumétrica do porta-malas também deixa um pouco a desejar, pois tem 265 litros, ante os 300 litros do Polo e do HB20 - o Onix já aumenta para 303 litros

De todo modo, a qualidade dos materiais utilizados no interior do 208 é um ponto forte, bem como os seus bancos, que unem perfeitamente o conforto com a precisão. Como se não bastasse, é o único da categoria com teto solar panorâmico. Nesse quesito, o Peugeot retoma um pouco a posição perdida

Mas volta a recuar novamente por conta das telas. O VW Polo tem um sistema multimídia mais moderno - ainda que não necessariamente seja mais bonito. E apesar do design do cluster 3D do Peugeot até ser mais agradável, o do seu rival alemão acaba oferecendo uma quantidade maior de funções

Aqui é uma verdadeira "briga de facão". Aos que curtem design, bom acabamento e maciez nos bancos, o Peugeot 208 leva. Entretanto, os que priorizam mais o espaço interno, capacidade para malas e a conectividade, estarão melhor atendidos na concorrência

Consumo e desempenho

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Imagem: Divulgação
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Aqui a vida sorri para o Peugeot 208. Graças ao motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,5 kgfm, aliado ao câmbio automático CVT, é capaz de acelerar até 100 km/h em 9 segundos e chegar aos 205 km/h, conforme a fabricante. Isso o permite abrir uma boa margem ante os concorrentes

Até mesmo suspensão e freios tiveram que ser recalibrados - em decorrência das mudanças de comportamento do carro, cujo motor entrega a (maior) potência com maior agilidade ante o aspirado, bem como pelo fato da linearidade do próprio câmbio CVT e, ainda, pela nova distribuição de peso do 208. Mas isso trouxe reflexos positivos. Segundo a Stellantis, tem menor índice de rolagem de carroceria ante os seus concorrentes

Agora também ficou mais econômico, comparado com as versões 1.6 aspiradas, após testes validados pelo Inmetro. Na cidade, faz 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina), enquanto que na estrada, por sua vez, os números sobem para 10 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina). Os números são bem parecidos com os do HB20, por sinal (que acelera até 100 km/h em 10,7 segundos)

Ainda assim, não chega a superar o VW Polo, com consumo na gasolina de 14 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada), ou no etanol com 9,6 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada) - mas acelera até 100 km/h em 10,5 segundos

De todo modo, se formos levar à risca o embate nesse item - e assim, analisarmos os percentuais - o Peugeot ganha pelo fato de ter, ante o Polo, maior disparidade (boa) nas acelerações do que defasagem no quesito do consumo

Equipamentos e segurança

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Imagem: Divulgação
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Aqui a disputa é equilibrada. Veja os itens de cada um a seguir:

Peugeot 208 Griffe: central multimídia de 10,3", sensor de estacionamento, câmera de ré 180º, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, teto panorâmico, carregador por indução, cluster 3D, 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, reconhecimento de placas de trânsito, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, chave presencial, alerta e correção de permanência em faixa

Hyundai HB20 Platinum Plus: frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, câmera de ré, painel digital, carregador por indução, 6 airbags, rodas de liga leve de 16", central multimídia de 8", faróis de neblina, sensor de chuva e luminosidade, retrovisores de rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, assistência de recuperação veicular, chamada de emergência, chave presencial com partida do motor por botão e lanternas em LED

VW Polo Highline: faróis de LED, controle de estabilidade, 4 airbags, rodas de liga leve de 16", bancos e portas com couro sintético, painel de instrumentos digital de 10", carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital automático, vetorização de torque sensor de chuva e luminosidade, central multimídia VW Play de 10", retrovisor fotocrômico, saída de ar traseira, faróis com acendimento automático, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e sensor de chuva

Chevrolet Onix Premier: controle de estabilidade, 6 airbags, rodas de liga leve de 16", bancos de couro, carregador wireless para smartphones, acendimento automático dos faróis, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro lateral e traseiro, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, chave presencial para acesso e partida, controle de cruzeiro, chamada de emergência, assistência de recuperação veicular, central multimídia MyLink com tela de 8" e Wi-Fi

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