Novo Corolla: onde sedã médio de sucesso ganha e perde ante os seus rivais

O Toyota Corolla acaba de chegar à linha 2024 com as primeiras renovações após alguns anos. Entre os seus similares, é o mais vendido, conforme os emplacamentos levantados pela Fenabrave para o ranking dos sedãs médios.

Um que é mais vendido é o Virtus, mas ele não chega a ser considerado um sedan médio propriamente - apesar de ter uma versão que, em preço, chega a se comparar com o Corolla básico.

Isso já levanta uma dúvida: qual compensa mais? Aliás, quando comparamos todos os rivais, qual é aquele que mais reúne argumentos para ser a melhor opção?

Por isso, separamos todos os modelos. São eles: o próprio Toyota Corolla, VW Virtus (apenas na versão Exclusive), Chevrolet Cruze (prestes a dizer adeus), Nissan Sentra e Chery Arrizo 6 Pro Hybrid. Vamos aos embates.

Preço

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Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Chery Arrizo 6 Pro Hybrid é vendido em preço único por R$ 139.990. O Toyota Corolla, por sua vez, vai de R$ 148.990 até R$ 198.890. Já o Chevrolet Cruze parte de R$ 149.390 e chega aos R$ 178.940. E enquanto o VW Virtus Exclusive custa os seus R$ 150.990, o Nissan Sentra começa em R$ 149.990 e vai até R$ 174.990

Nessa etapa, fica bem claro que não deu para o Corolla 2024. O mais em conta é o Arrizo 6 e, por sinal, trata-se de um híbrido (que na gama do sedã da Toyota, a sua versão equivalente de motorização mais barata sai por R$ 187.790)

Design

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Imagem: Jorge Moraes / UOL
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É fato que gosto não se discute, mas é possível apontar, pelo menos, quem se mantém mais dentro da atualidade. O Corolla conserva muita beleza desde que chegou na atual geração, em 2020, que dura até a chegada da linha 2024. Na virada do modelo, ganhou apenas alguns detalhes menores no seu visual, como nova grade dianteira e novo desenho das rodas de liga leve

Entretanto, até aí o Virtus chegou a receber mais novidades do que o Corolla em sua última (e também recente) renovação. E o Sentra, apesar de ter chegado este ano, está na mesma do Corolla, pois não muda desde 2020 também

De todo modo, é difícil resistir à versão mais esportiva do sedã da Toyota, que é a GR-Sport. Muitos talvez concordem que, de todos os modelos citados, ela é a mais bonita

Entretanto, se não fosse por ela, talvez o Virtus é o que mais se destaca, por todos os detalhes que recebeu este ano na sua versão de topo Exclusive. Entre eles, rodas de 18 polegadas escurecidas, grades de colméia bem aparentes, assinaturas de LED bem demarcadas, entre outros detalhes que dão, no geral, um aspecto até mais jovial do que os concorrentes

Consumo

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Imagem: Divulgação
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O último ciclo de aferições feito pelo PBEV (Inmetro) ainda não contemplou as ligeiras mudanças que a linha 2024 recebeu (como os pneus mais estreitos, que segundo a Toyota, aumentaram a eficiência do híbrido em 12% e a do convencional em 8,4%). Entretanto, ainda que essas melhorias não se reflitam nos números, o Corolla não deixa de entregar ótima eficiência

Com etanol, as versões com motor 2.0 não híbrido fazem 8,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 12,3 km/l e 14,9 km/l. As híbridas, por sua vez, brilham com os seus 12,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada) no etanol, ou 18,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada) com gasolina no tanque

E quais são os seus rivais que chegam perto? Na realidade, nenhum é páreo para o Corolla híbrido e os melhores se aproximam apenas da motorização não híbrida do Corolla. Os mais eficientes são o VW Virtus e o Chery Arrizo 6, mas ainda assim nenhum se sobressai por completo

Enquanto o compacto da marca alemã faz, no etanol, 8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada), bem como 11,9 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada) na gasolina, o chinês do grupo CAOA registra, no etanol, 8,9 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada). Já na gasolina, os números sobem para 12,5 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada)

Desempenho

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Imagem: Getty Images
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O que mais chama atenção é o Chery Arrizo, uma vez que vem com motor 1.5 turbo a combustão, junto de um elétrico, que juntos produzem 160 cv e 25,5 kgfm. Com isso, por meio de um câmbio CVT de 9 marchas, acelera até 100 km/h em 9 segundos (o mesmo que o Chevrolet Cruze)

Ou seja, por pouco o chinês não é o vencedor na parte de acelerações, uma vez que o Virtus, mesmo com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, chega aos 100 km/h em 8,5 segundos e à máxima de 209 km/h

Enquanto isso, o Corolla come poeira, mesmo sendo o mais potente de todos do segmento (com motor 2.0 aspirado de 175 cv e 21,4 kgfm), capaz de chegar aos 100 km/h em 9,2 segundos e aos 205 km/h. Não deixam de ser ótimos números (ainda que eles não se apliquem às versões híbridas do Toyota, que vai até 100 km/h em 12 segundos), mas mesmo assim não são o bastante ante os concorrentes

Equipamentos e segurança

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Imagem: Reprodução / Professor Lucas Torres (canal Carro Chefe)

Felizmente o Corolla ganhou novos equipamentos para a linha 2024, além de ter recebido uma reorganização dos itens de série. Desde a versão mais básica, vem com sete airbags, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo, sistema de pré-colisão frontal e multimídia de 9 polegadas, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros e duas portas USB-C logo abaixo

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À medida que as versões vão subindo, das intermediárias até as de topo, ganha tela de 12,3 polegadas, teto solar, sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, espelho retrovisor interno com antiofuscante eletrocrômico, chave presencial e partida por botão, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador wireless, faróis e lanternas em LED, sensor de chuva e ar-condicionado automático digital dual zone

Mas o Nissan Sentra é um modelo que vale a menção, por oferecer os itens a seguir

Seis airbags (frontais, laterais e de cortina); Faróis de LED; Central multimídia de oito polegadas; Sistema de som com seis alto-falantes; Rodas de liga leve aro 17 diamantadas; Ar-condicionado digital de duas zonas; Banco do motorista com regulagem elétrica; Bancos dianteiros aquecidos; Alerta de colisão e assistente de frenagem de emergência; Partida remota do motor; Teto solar com controle elétrico; Sistema de som premium da Bose; Retrovisor interno eletrocrômico; Retrovisores externos rebatíveis; Faróis automáticos inteligentes; Piloto automático; Alerta de tráfego cruzado; Alerta de prevenção de mudança de faixa; Monitoramento de ponto cego; Câmera 360° para manobras; Controles de estabilidade e tração; Isofix; Monitoramento da pressão dos pneus; Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; Indicador de fadiga do motorista; Frenagem automática de emergência; Câmera de visão de 360º; central multimídia de 8 polegadas do tipo flutuante com conexão para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay; piloto automático adaptativo (ACC); Alerta de mudança em faixa e Aviso de tráfego cruzado traseiro

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