Carro elétrico com câmbio manual? Empresa cria veículo com 4 marchas

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (11). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Carros elétricos não costumam ter câmbio. O motorista apenas seleciona se quer ir pra frente, para trás ou deixar em modo neutro. E a operação normalmente é feita em um seletor como se fosse de uma transmissão automática, com os comandos R, N e D.

Mas a Eaton chegou à conclusão de que ter marchas para trocar em utilitários elétricos poderia ajudar no consumo de energia e aumentar a autonomia de vans e caminhões. Então projetou um câmbio de quatro velocidades.

A caixa de câmbio poderia ser útil, segundo a Eaton, para veículos pesados em uma subida, para aumentar o torque.
Em descidas, por outro lado, a redução de uma marcha poderia criar uma espécie de "freio-motor", aumentando a regeneração da carga da bateria.

A empresa também defende que o gerenciamento do torque através de um câmbio permitiria o uso de motores menores, de menor consumo energético.

A primeira marcha também atenuaria o arranque dos veículos elétricos. Segundo a Eaton, a saída seria mais suave. Ainda não há qualquer anúncio de montadora que vai adotar esta transmissão da Eaton.

Câmbio em carro elétrico não é uma novidade. A Jeep já apresentou três versões do Wrangler Magneto, um conceito movido a eletricidade que tem câmbio que, ainda por cima, é manual.

Para o uso off-road faz sentido controlar o torque do motor através da escolha das marchas, além de deixar a direção mais ao gosto dos puristas. O Wrangler Magneto, no entanto, não deve entrar em produção tão cedo.

Continua após a publicidade

O conceito foi mostrado no evento anual que a marca faz no deserto de Moab, nos Estados Unidos, o Easter Safari. Em maio deste ano, Christian Meunier, então CEO da Jeep, anunciou que a próxima geração do Wrangler será elétrica. Se vai ter o câmbio manual, saberemos quando ela chegar.

*************

UOL Carros recomenda

Honda posicionará ZR-V como SUV do Civic e carro chega às lojas em novembro. Leia mais

Manutenção da moto: o que dá para fazer em casa e o que precisa da oficina. Leia mais

Bombou nas redes

Dojão do Raul: carro do Maluco Beleza que sumiu após jantar ainda existe. Leia mais

Continua após a publicidade

'Relay attack': em novo golpe, bandidos clonam a chave do carro a distância. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes