Nissan anuncia investimento de R$ 2,8 bi para novo Kicks e SUV inédito
A Nissan anunciou hoje (7), no complexo industrial de Resende (RJ), um investimento de R$ 2,8 bilhões entre 2023 e 2025 para produzir no Brasil dois novos SUVs. Esse aporte inclui R$ 1,3 bilhão já confirmados pela companha no ano passado.
Makoto Uchida, presidente global e CEO Nissan, revelou na cerimônia da fábrica fluminense que um desses novos SUvs será a nova geração do Kicks, lançado originalmente em meados em 2016 e hoje vendido em 70 países.
Hoje único modelo da Nissan produzido no Brasil, na unidade de Resende, o Kicks será totalmente renovado em 2025, informa Uchida, e será exportado do Brasil para outros países da América Latina. Além dele, hoje a Nissan comercializa em nosso mercado os sedãs Versa e Sentra, importados do México; a picape Frontier, fabricada na Argentina; e o elétrico Leaf, trazido do Reino Unido.
Além do Kicks, a Nissan vai fabricar aqui um utilitário esportivo inédito, ainda sem detalhes revelados e desenvolvido especificamente para o mercado regional, com previsão de exportação para 20 países. A expectativa é de que sua estreia aconteça até 2026. Presente há 23 anos no Brasil, a Nissan também vai produzir na unidade do Rio de Janeiro um motor 1.0 turbo - hoje, a empresa fabrica em nosso país exclusivamente o propulsor 1.6 aspirado que equipa o Kicks.
Embora a Nissan ainda mantenha segredo sobre quais modelos vão receber esse novo motor 1.0 turbinado, nossa aposta é de que estará no novo Kicks e possivelmente no segundo SUV que marca irá lançar, dependendo do seu porte.
Na presença de Cláudio Castro (PL), o governador do Rio de Janeiro, Uchida também informou que, graças à ampliação da gama de modelos com produção nacional, a fábrica de Resende vai implementar o terceiro turno nos próximos anos, o que vai resultar em novas contratações.
Atualmente, o complexo de Resende opera em dois turnos e tem cerca de 2,3 mil funcionários, mais outros 300 colaboradores diretos atuando em outros setores da empresa.
A meta da empresa é, com esses novos produtos, atingir participação de 7% no mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves - o que iria mais do que dobrar o market share atual da montadora japonesa, que é de 3,4%.
Sem contar o investimento anunciado hoje, nos últimos dez anos, a Nissan já tinha injetou R$ 3,45 bilhões em sua operação no Brasil - dos quais R$ 2,6 bilhões foram gastos exclusivamente para a construção do complexo industrial de Resende.
Quanto à eletrificação dos seus veículos no Brasil, a Nissan foi reticente e não revelou planos de lançar ou produzir aqui veículos elétricos e híbridos nos próximos anos.
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