Novo Nissan Kicks: o que já sabemos sobre SUV confirmado para o Brasil

Após rumores e unidades de testes flagradas sob camuflagem no Brasil, finalmente a Nissan confirmou que está desenvolvendo a nova geração do Kicks, com lançamento no país previsto para 2025.

Em evento realizado ontem (7) na fábrica de Resende (RJ), executivos da marca japonesa anunciaram que o Kicks chega em 2025, mantendo a fabricação no Rio, como resultado de um investimento de R$ 2,8 bilhões nos próximos dois anos. Esse aporte inclui a produção em solo nacional de novo motor 1.0 turbo e de outro SUV, ainda inédito, sobre o qual a Nissan faz mistério.

Quanto ao Kicks, apresentamos a seguir o que já se sabe sobre as mudanças programadas para o SUV compacto lançado em 2016 e que hoje é o único modelo da empresa com fabricação nacional.

Motor 1.0 turbo

Uma coisa que podemos adiantar é que, ao menos nas versões mais caras, o Kicks será vendido com esse novo motor 1.0 sobrealimentado por turbina - a Nissan ainda não dá detalhes, mas faz sentido pensar que será o mesmo a equipar o SUV compacto Kardian da Renault, com estreia em março de 2024. Vale lembrar que Renault e Nissan são marcas parceiras e, em outros mercados, têm veículos que dividem a mesma plataforma e a mesma base mecânica.

Se o o propulsor 1. 0 turbo do novo Kicks tiver realmente as mesmas especificações técnicas do motor do Kardian, que será fabricado em São José dos Pinhais (PR), renderá até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. No futuro utilitário esportivo da Renault, o 1.0 turbo será acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo com seis marchas.

É possível que, nas versões mais acessíveis, o Kicks mantenha o atual motor 1.6 flex aspirado de 113 cv e 15,2 kgfm de torque, sempre acompanhado de transmissão automática do tipo CVT. Outra hipótese especulada é de que a Nissan mantenha a antiga geração em catálogo como opção de entrada, trazendo o conjunto mecânico mencionado no início deste parágrafo.

Conforme a Nissan sinalizou no evento de ontem, não será agora que o Kicks terá opção de propulsão híbrida.

Nova plataforma

Outra coisa que vai mudar no Kicks é sua construção, que passará a ser baseada na moderna plataforma CFM-B da qual o Kardian deriva e que em outros mercados também é usada na nova geração do Nissan Juke - informa o colunista de UOL Carros Marlos Ney Vidal.

Continua após a publicidade

Graças a essa nova plataforma, o próximo Kicks será mais tecnológico em termos de itens de condução semiautônoma, conectividade e segurança - sua estrutura também deverá ser mais segura quanto à absorção de impactos.

Visual

Com base em imagens de um protótipo camuflado da próxima geração, publicada originalmente pelo canal do YouTube Gessner Motors, Marlos Ney Vidal diz que o Kicks terá conjunto ótico dianteiro duplo, trazendo uma fina faixa iluminada rende ao capô curto.

A grade dianteira será filetada, com o logotipo da Nissan em destaque, enquanto a entrada de ar na parte inferior, no para-choque, terá apenas um filete. No exemplar de testes, uma placa na altura do emblema da Nissan, na grade, indica que deverá ter sensores para oferecer recursos como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática de emergência.

Nas laterais, o protótipo traz retrovisores na borda das portas, enquanto a coluna 'C', mais atrás, tem uma pequena janela, separada da porta, para melhorar a visibilidade em manobras de estacionamento.

Já a traseira aparenta ter caimento mais acentuado do teto, bem no estilo cupê, e a tampa do porta-malas exibe uma espécie de aerofólio na parte superior. Como o Kicks atual, a placa vai instalada em um nicho na tampa do bagageiro e não no para-choque.

Continua após a publicidade

Ainda não temos informação sobre o tamanho do novo Kicks, que não deverá ser muito diferente do porte do modelo atualmente vendido - que tem 4,31 m de comprimento, 2,62 m de distância entre-eixos e 1,76 m de largura. O porta-malas da primeira geração do SUV tem 432 litros de capacidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.