Como funciona o novo semáforo com borda amarela que começou a operar em SP
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
16/11/2023 04h00
Quem dirige pelas vias da capital paulista deve ter percebido: vários semáforos passaram a trazer uma moldura com contorno amarelo, mas o que isso significa?
De acordo com Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), os novos semáforos são "inteligentes", com foco na redução dos congestionamentos e também para diminuir e agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito.
Esses equipamentos utilizam um sistema adaptativo em tempo real capaz de transformar imagens captadas por câmeras integradas em dados e, por meio de algoritmos, ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de carros, garantindo maior fluidez do trânsito.
Os tempos máximo e mínimo de acionamento dessas luzes são programados previamente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e são ajustados pelo próprio semáforo para melhorar o fluxo de veículos. Além disso, essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET, por meio de uma central de controle.
A câmera que o novo semáforo traz substitui os chamados "laços", que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais. Essa câmera, chamada de "laço virtual", faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos que exijam a remoção temporária do "laço" convencional.
Outra vantagem é de que os novos semáforos "conversam" entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas subáreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências.
Onde novos semáforos serão instalados
Os semáforos modernizados começaram a ser instalados na cidade a partir do segundo semestre deste ano. Eles já podem ser vistos em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital. Eles também são acompanhados de uma câmera
Segundo a SP Regula, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos.
A agência informa que já existem 152 semáforos inteligentes em operação no município, distribuídos nas regiões das avenidas Doutor Arnaldo, Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Armando Sales, Pompeia, Vila Olímpia e Gabriel Monteiro.
Conforme a SP Regula, a nova tecnologia deve estar presente em 270 cruzamentos até o fim de 2023.
À prova de apagões?
Mauricio Nastari explica que todos os "semáforos inteligentes" são conectados entre si e com uma central de controle por meio de fibra óptica e chip de telefonia. Com essa redundância, é possível realizar de forma mais eficiente o monitoramento em tempo real do respectivo funcionamento.
Esse monitoramento, segundo o gerente, permite mais agilidade no envio de equipes para o reparo de eventuais falhas causadas por interrupção no fornecimento de energia ou por furto de cabos elétricos.
Conforme o executivo, os cerca de 4.000 semáforos que estão fora do Míni Anel Viário do município serão revitalizados nos próximos anos. Esses aparelhos não trazem a tecnologia adaptativa, informa, mas parte deles traz funcionalidades como o acesso remoto.
É possível identificar imediatamente os aparelhos com mau funcionamento. Como são semáforos novos, também são menos propensos a panes. Antes da modernização, o percentual diário de semáforos com falhas era de aproximadamente 2% e hoje está em torno de 0,3%" Mauricio Nastari, gerente da SP Regula
PPP da Iluminação Pública
Modernização é realizada pela concessionária Ilumina SP, com gerenciamento da SP Regula e participação da CET
Concessionária assinou no dia 31 de agosto de 2022 contrato de concessão com 17 anos de duração para realizar esses serviços, agregados à PPP (parceria público-privada) da Iluminação Pública, que já estava sob responsabilidade da Ilumina SP
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o contrato relativo aos semáforos terá um custo de R$ 1,12 bilhão no período de 60 meses
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