Prêmio UOL Carros 2023: veja os indicados na categoria 'SUV premium'
Muita gente ainda associa o utilitário esportivo a luxo e sofisticação. Talvez é por isso que a categoria "SUV premium" seja uma das mais aguardadas do Prêmio UOL Carros 2023 - evento que prestigia os destaques da indústria automotiva no ano e que terá seus vencedores revelados em 13 de dezembro.
Nesta edição, as marcas de luxo dominaram a lista dos indicados. Inclusive, a Land Rover é a única fabricante que não é de origem alemã entre as empresas postulantes ao troféu. Confira os indicados à categoria "SUV premium":
BMW X1
O que tem de melhor? O X1 teve um salto expressivo de tecnologia na nova geração.
Por que merece estar entre os indicados? É um dos melhores SUVs médios à venda no país.
Poucos carros apresentaram uma evolução tão grande entre gerações quanto o BMW X1. O nível de tecnologia embarcada no SUV médio é um dos maiores entre todos os modelos da categoria, com direito a equipamentos encontrados apenas nos carros mais sofisticados da fabricante.
Com um pacote tão avançado de tecnologias e uma generosa lista de equipamentos, o X1 (que já é o líder de vendas da categoria) se firma como um dos melhores e mais luxuosos SUVs médios do país.
Land Rover Defender
O que tem de melhor? O novo Defender tem uma ótima capacidade de enfrentar trilhas.
Por que merece estar entre os indicados? É um dos carros de luxo mais vendidos da JLR.
A nova geração do Defender não preserva quase nada de seu quase sexagenário antecessor. Se existe alguma herança fora o design, é a capacidade off-road. Assim como o antigo modelo, o SUV é valente e não deixa a desejar mesmo diante de trilhas pesadas.
O mérito é do avançado sistema Terrain Response, que possui diversos modos de acordo com as condições de cada piso e uma suspensão adaptativa capaz de identificar as características do terreno 500 vezes por segundo.
Com tanta sofisticação, o Defender se afasta do velho modelo pelo nível de sofisticação. O carro possui itens como revestimento em couro de primeira linha, central multimídia com tela tátil de 11,4 polegadas e piloto automático adaptativo.
Mercedes-Benz G63 AMG
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberO que tem de melhor? A combinação inusitada de desempenho de superesportivo em um jipe.
Por que merece estar entre os indicados? Dificilmente você encontrará um carro tão luxuoso e capaz de enfrentar trilhas como ele.
O G63 é o perfeito exemplo de carro inusitado. Por baixo da carroceria, que preserva as linhas básicas desde 1979, está um possante motor V8 biturbo de 585 cv e 86,7 kgfm. Tudo isso faz o jipão acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 240 km/h. Nada mal.
Só que nenhum superesportivo consegue passar por onde ele vai. São três modos de condução (Areia, Trilha e Pedras) e funções como bloqueio dos diferenciais dianteiro, central e traseiro e tração 4x4 com reduzida. Tudo isso se soma ao luxo típico de um Mercedes-Benz, que inclui central multimídia com tela de 12,3 polegadas e um charmoso relógio analógico da IWC.
Porsche Cayenne
O que tem de melhor? Desempenho das versões mais potentes fazem jus à história da marca.
Por que merece estar entre os indicados? Nova geração reúne o que há de melhor na gama Porsche atualmente.
O Cayenne merece seu lugar na história da Porsche por ter salvado a marca da extinção em meados dos anos 2000. A terceira geração do prestigiado SUV está mais potente do que nunca: a versão Turbo E-Hybrid entrega nada menos do que 739 cv - mais até do que os 650 cv do 911 Turbo S.
Não é só na motorização que a atual geração do Cayenne é a melhor da história. Ela possui o que há de melhor na marca, incluindo suspensão pneumática adaptável, painel digital com tela de 12,6 polegadas e sistema de som Bose com 14 alto-falantes.
Prêmio UOL Carros 2023
Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.
As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".
Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário