Prêmio UOL Carros: veja os indicados na categoria 'Esportivo'

Entre os vários lançamentos do ano, o segmento de esportivos teve importantes novidades. Além das fabricantes tradicionais neste segmento, até as conservadoras marcas japonesas resolveram importar seus modelos em 2023.

Confira os indicados à categoria "Esportivo" no Prêmio UOL Carros - evento que prestigia os destaques da indústria automotiva no ano e que terá seus vencedores revelados em 13 de dezembro.

Aston Martin DBX707

DBX707 é um dos SUVs mais potentes do mundo
DBX707 é um dos SUVs mais potentes do mundo Imagem: Divulgação

O que tem de melhor? O desempenho do motor (de origem Mercedes) V8 de 707 cv.

Por que merece ser indicado? Poucos SUVs podem ser classificados como um legítimo esportivo.

O DBX707 é um SUV com alma de superesportivo. Méritos vão para o motor 4.0 V8 fabricado pela Mercedes-Benz - mais precisamente pela AMG. No utilitário esportivo são 707 cv e 91,8 kgfm de torque máximo, suficientes para fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos.

Tudo no SUV é feito pensando no desempenho. O DBX707 tem freios de carbono-cerâmica, a suspensão a ar com amortecedores adaptativos foi recalibrada para dar conta de tanta potência e a transmissão de dupla embreagem permite trocas até 30% mais rápidas. Agora dá para entender porque ele está nessa lista.

Honda Civic Type R

Civic Type R tem visual extravagante e quase 300 cv
Civic Type R tem visual extravagante e quase 300 cv Imagem: Divulgação

O que tem de melhor? O câmbio manual de seis marchas tem engates extremamente precisos.

Continua após a publicidade

Por que merece ser indicado? O Type R é um dos esportivos mais badalados do mundo.

Esportivo com câmbio manual virou raridade hoje em dia. Sorte nossa que a Honda decidiu trazer o Civic Type R para o Brasil. O hatch tem um motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque máximo com desempenho de encher os olhos. Porém, nada chama mais atenção do que a transmissão manual de seis marchas com engates extremamente suaves e precisos.

Por ser um dos modelos mais icônicos do planeta, o Civic Type R será ainda mais exclusivo no país. Apenas 100 unidades serão trazidas para cá por ano.

Porsche 911 GT3 RS

911 GT3 RS é quase um carro de corrida para as ruas
911 GT3 RS é quase um carro de corrida para as ruas Imagem: Divulgação

O que tem de melhor? O GT3 RS é um dos melhores Porsches da história.

Continua após a publicidade

Por que merece ser indicado? Ele é o que há de mais próximo a um carro de corrida na gama Porsche.

Não é exagero dizer que o 911 GT3 RS é uma das melhores criações nos 75 anos de história da Porsche. O motor 4.0 aspirado entrega 525 cv, ou 15 cv a mais que o GT3 992. O câmbio PDK de dupla embreagem tem sete marchas e teve a relação modificada para garantir que o motor funcione sempre na melhor faixa de torque e potência.

Tudo nele foi projetado para melhorar o desempenho: o aerofólio traseiro é feito de fibra de carbono e pode se movimentar em até 34º para aumentar a pressão aerodinâmica. A asa, inclusive, pode ser aberta para aumentar a velocidade nas retas - sim, como o sistema DRS dos carros da Fórmula 1.

Toyota GR Corolla

GR Corolla teve apenas 99 unidades importadas para o Brasil
GR Corolla teve apenas 99 unidades importadas para o Brasil Imagem: Divulgação

O que tem de melhor? Um legítimo esportivo com câmbio manual.

Continua após a publicidade

Por que merece ser indicado? É o Toyota mais potente e exclusivo que a marca já vendeu no Brasil.

Se a Honda trouxe o Civic Type R. é claro que a Toyota não poderia ficar para trás. A resposta veio na forma do GR Corolla, um hatch anabolizado com motor 1.6 turbo de 305 cv e o mais importante: câmbio manual.

Esses números fazem dele o Toyota mais potente e rápido comercializado pela fabricante no país. Mas o hatch será uma diversão para poucos: no primeiro lote, 99 unidades foram trazidas para cá - e todas foram vendidas rapidamente.

Prêmio UOL Carros 2023

Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.

As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".

Continua após a publicidade

Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.