Demora para carregar? Viajar com carro elétrico deve ficar mais fácil

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (06). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

O carregamento de carros elétricos é um dos problemas que precisam ser resolvidos nessa revolução energética que a indústria está passando. Baterias com maior duração e pontos de recarga são as medidas que já estão melhorando a vida de quem se interessa por um veículo deste tipo.

Mas quem precisa fazer uma viagem longa pode não querer perder 40 minutos em uma parada esperando a bateria encher. Estradas eletrificadas, então, já estão em testes no mundo todo e a mais recente foi aberta em Detroit, cidade dos EUA conhecida pela forte presença da indústria automotiva.

Uma parceria entre a prefeitura, o Departamento de Transportes de Michigan e a Electron, uma empresa israelense que cria soluções de energia, foi formada para testar uma forma de carregar carros e caminhões elétricos sem o uso de fios.

Como funciona?

O piso da via tem bobinas de carga conectadas à rede elétrica, que emitem energia para placas receptoras instaladas sob um carro ou caminhão. Essa energia então passa para a bateria por indução.

A Electron afirma que a energia só é transmitida para carros equipados com as placas, então a via é segura para pedestres, animais e outros carros que não são elétricos.

Os testes da tecnologia de carregamento sem fio começarão em 2024 com uma van comercial elétrica Ford E-Transit.

Continua após a publicidade

Os testes mais avançados estão na Suécia, onde uma rodovia, entre as cidades de Hallsberg a Örebro, tem 20 km eletrificados.

UOL Carros recomenda

GM oferece carro 0 km e salário extra para demitir 1.200 funcionários. Leia mais

VW Brasília zerada fica 41 anos em celeiro após morte trágica. Leia mais

Bombou nas redes

Ameaça chinesa: como sucesso dos carros orientais elevou impostos no Brasil. Leia mais

Continua após a publicidade

Crime sobre rodas: como bandidos usam Uber para sequestrar vítimas. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes