Stock Car troca sedãs por SUVs com Tracker e Corolla Cross em corridas
Vitor Matsubara
Colaboração para o UOL
14/12/2023 17h14
A Stock Car competirá com SUVs pela primeira vez em sua história. A mudança entra em vigor a partir de 2025 e, com isso, os sedãs deixarão de participar da categoria após 45 anos.
Dois modelos já estão confirmados para a estreia: a Chevrolet competirá com uma bolha inspirada no Tracker, enquanto a Toyota disputará o campeonato com o Corolla Cross.
Relacionadas
Segundo a Vicar, além de Chevrolet e Toyota, duas marcas já confirmaram presença na Stock Car. Cada uma competirá com oito carros no grid.
A Stock Car contratou um instituto de pesquisa para mensurar a eventual aceitação do novo carro na categoria. A conclusão foi que o SUV teria um nível de aceitação semelhante ao sedã, com a maioria (até 77% dos entrevistados) aprovando a mudança e 20% a 22% dos fãs rejeitando a troca.
Fernando Julianelli, CEO da Stock Car, citou o exemplo da Copa Truck para justificar a mudança. "Com todo o respeito a eles (Copa Truck), tem coisa mais esquisita do que um caminhão correndo em um autódromo? Então não podemos ter preconceitos".
A troca de carroceria vem acompanhada de um carro com projeto inteiramente novo. Inicialmente serão produzidas 60 unidades. Além da adoção dos SUVs, a tradicional motorização V8 também será substituída por um motor 2.0 de quatro cilindros.
Julianelli disse ter planos ambiciosos para o futuro. "Nosso sonho é fazer a categoria ser global. Por que não pensar em franquear o campeonato para várias partes do mundo dentro de alguns anos?".
De Opala a Cruze
Fundada em 1979, a maior categoria do automobilismo brasileiro sempre foi associada aos sedãs. O primeiro modelo (e mais famoso deles) foi o Opala, que permaneceu nas pistas até a década de 90.
Devido à forte presença da Chevrolet, o carro cedeu lugar para outros modelos da marca. O Omega substituiu o Opala e depois foi sucedido por Vectra e posteriormente pelo Astra.
O Vectra "C" voltou às pistas antes de ser trocado pelo Sonic anos depois. Atualmente, o Cruze representa a Chevrolet na categoria.
Outras marcas também participaram - e participam - da Stock Car ao longo desses anos. A primeira delas a entrar foi a Mitsubishi, e fabricantes como Volkswagen e Peugeot estiveram nas pistas. Nos tempos atuais, a Toyota divide os holofotes com a Chevrolet.
A marca norte-americana, aliás, foi a primeira a exibir um esboço do novo carro.
Mais marcas podem entrar na categoria
A adoção dos SUVs resolve dois importantes problemas para a Stock Car. Um deles era a escolha do representante da Chevrolet: como o Cruze saiu de linha, a marca ficaria sem um sedã médio para representá-la.
O segundo está relacionado ao encolhimento da categoria de sedãs, que perderam espaço na indústria automotiva para os SUVs. A mudança segue a tendência do mercado e abre possibilidade para a entrada de mais montadoras na categoria.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.