Volkswagen Passat 0 km vale fortuna após ficar 20 anos em concessionária
Fabricado entre 1974 e 1988 no Brasil, o Volkswagen Passat de primeira geração é um dos carros mais queridos do país. Um exemplar praticamente zero-quilômetro, com apenas 101 km rodados no hodômetro, ficou estacionado durante 20 anos em uma concessionária de Ilha Solteira, no interior de São Paulo, e acaba de ser adquirido por um colecionador anônimo da capital paulista.
Responsável por intermediar a venda, o negociante de carros antigos Reginaldo Ricardo, o Reginaldo de Campinas, conta que o VW Passat GTS Pointer 1988 pertenceu à coleção do então proprietário da concessionária Caisol, que manteve o veículo até 2008 - quando o Volkswagen foi vendido ao segundo dono, para trocar de mãos outra vez recentemente.
"Nunca foi usado. Se eu estou aqui, vendo com meus próprios olhos, podendo tocar nele, digo que é inacreditável, imagino vocês, que estão assistindo. Como pode?", diz Reginaldo, especializado em garimpar e vender veículos originais e pouquíssimo rodados, em vídeo publicado no respectivo canal no YouTube.
As imagens que ilustram esta reportagem, inclusive, foram tiradas no showroom de Reginaldo em Campinas (SP), antes de o carro ser vendido ao atual proprietário.
De fato, o Pointer na cor branca é uma espécie de máquina do tempo e, com exceção de alguns sinais de desgaste, naturais para um carro com 35 anos de idade, aparenta ter acabado de sair da fábrica.
Os bancos esportivos de tecido com detalhes vermelhos da Recaro mantêm o plástico no assento. O estepe, que nunca foi usado, exibe até hoje os "cabelos" típicos de exemplares que não rodaram ou rodaram muito pouco.
A chave com lanterna embutida ainda é a original, bem como o rádio e toca-fitas Bosch Los Angeles VI e o console central com porta-cassetes, voltímetro e marcador de temperatura do óleo do motor.
Por baixo, o carro está novíssimo, o que inclui os coxins do motor na cor verde. Apenas o abafador do escapamento ficou enferrujado, algo esperado depois de mais de três décadas de fabricação, como também a bateria original já foi substituída.
O motor 1.8 AP com carburador de corpo duplo e 99 cv de potência está em plena forma, segundo Reginaldo de Campinas, e respectivo cofre traz os adesivos de fábrica.
"Não é reformado, não é restaurado, não é repintado. É todo original de fábrica", afirma o negociante.
Carro é cobiçado por colecionadores
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberO Passat GTS Pointer na cor branca é do último ano de fabricação no Brasil - gerações posteriores do modelo continuaram sendo vendidas no país, porém mediante importação da Alemanha.
Vale destacar que o nosso VW Santana, que também foi produzido e vendido aqui, nada mais é do que a segunda geração do Passat alemão - que conviveu com a primeira no mercado brasileiro.
Reginaldo Ricardo faz segredo sobre quanto o novo dono do Passat Pointer pagou pelo clássico nacional, enquanto outros comerciantes de veículos antigos consultados pelo UOL Carros afirmam que o modelo que é tema desta reportagem tem alta valorização no mercado.
"Esse carro reúne todas as características de um objeto de desejo de coleções grandes, de quem sabe do valor e da importância de um automóvel desses. Esse Passat, especificamente, é do último ano e tem uma cor raríssima, pois a maioria das unidades da época vinha na tonalidade preta. Além disso, não tem uso. Quando você junta tudo isso em um carro só, o mercado para ele é fabuloso, tem muita liquidez", opina o leiloeiro Joel Picelli, da Picelli Leilões.
Segundo Joel, o Pointer branco facilmente passa de R$ 200 mil e pode ter sido vendido por um valor ainda maior.
"Na minha opinião, não custa menos do que R$ 200 mil e vale algo na faixa entre R$ 200 mil e R$ 250 mil. Foi para uma coleção para continuar sendo preservado, sem uso".
Silvio Luiz, sócio da loja de automóveis antigos Old is Cool Motors, concorda com o colega sobre a elevada valorização de um Passat Pointer branco 1988 zero-quilômetro.
"Vale o que o dono pedir, só ele tem um carro assim e ponto. Quem comprar, poderá guardar por alguns anos e revender depois com lucro."
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.