Carro até 'arria': peso extra põe em risco sua vida e pode render multa

Quem nunca viu ou mesmo encheu o carro "até o teto" com malas, filhos, sogra, cachorro e o que mais couber naquela viagem de fim de semana, férias ou feriado prolongado? O carro, às vezes, até fica arriado com tanto peso e rebaixado na traseira.

Você pode não saber, mas está colocando em risco você e sua família quando faz isso, além de ser uma infração grave. Segundo o artigo 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração gera 5 pontos na Carteira de Habilitação Nacional (CNH) e multa de R$ 127,69.

Para saber qual o peso máximo que você pode carregar no carro, capacidade de carga ou carga útil, você deve consultar o manual do proprietário do veículo. Uma questão importante na hora de calcular, mesmo que aproximadamente esse valor, é não esquecer que esse peso inclui os passageiros.

Entenda como o peso extra ou excedido pode gerar acidentes que colocam em risco a sua família e também outras pessoas que estejam trafegando na estrada ou rodovia.

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Imagem: Pixabay

Problemas com direção, freio, suspensão e controle do veículo

Ultrapassar o peso máximo do carro significa que você está também passando dos limites dos componentes do veículo, como freios, amortecedores e até mesmo sua capacidade de direção, além de acelerar o desgaste das peças.

No caso dos freios, eles são dimensionados para um limite de peso, velocidade e determinado uso do carro. Quando há excesso, também ultrapassado o limite do sistema de freio.

Ou seja, com o carro além do limite, você tem capacidade de frenagem menor, o que exige mais espaço para parar o carro em uma emergência. Você ainda corre o risco de gerar fadiga de freio se exigir muito diversas vezes, que é o aquecimento dos componentes, incluindo os fluidos, perdendo a capacidade de frear.

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Quando o peso está acima do permitido, você também gera um esforço extra do sistema de suspensão. Os amortecedores estão comprimidos excessivamente, o que vai reduzir a capacidade de filtrar e absorver impactos da via.

Se o peso excedido for tanto a ponto de rebaixar a traseira do carro, é importante saber que o equilíbrio e a distribuição de peso foram afetados.

Na prática, isso significa que você perderá dirigibilidade, já que o eixo dianteiro, responsável por direcionar e tracionar o carro (na maior parte dos modelos atuais) estará com menos contato no solo e terá uma resposta mais lenta em caso de manobra evasiva.

Com a mudança no peso e na distribuição, o carro sofrerá mais com a inércia. O indicado é reduzir a velocidade nas curvas, já que a estabilidade pode ficar reduzida nessa situação, além de gerar mais estresse também nos pneus, que podem até estourar, comprometendo ainda mais a condução.

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