Star Wash? Como um lava-rápido provocou a fúria da Disney
Empresa dona da franquia Star Wars, a Lucasfilm entrou na Justiça com uma ação para impedir que um lava-rápido temático no Chile registre seu nome de "Star Wash", em uma clara referência ao filme.
O que aconteceu
Localizado nas proximidades da capital Santiago, o negócio além de ter o nome parecido com o do filme ainda tem seus funcionários utilizando as vestimentas de personagens da franquia em postagens nas redes sociais.
Há pessoas se vestindo como Darth Vader, soldados imperiais e Chewbacca enquanto limpam os carros dos clientes.
Dono da empresa, Matias Jara reconheceu a inspiração no universo de Star Wars e disse que a ideia partiu de sua filha após uma visita a um parque da Disney - detentora da Lucasfilm desde 2012 - nos Estados Unidos.
Depois de tentar registrar a marca "Star Wash", o empresário teve a notificação do time jurídico da Lucasfilm visando impedir o ato.
Para a Lucasfilm, o nome e a marca do lava-rápido podem dar a impressão de que está associada ao empreendimento, o que não é verdade.
Porém, de acordo com o jornal The Telegraph, Jara contra-argumenta dizendo que seu nome é diferente o suficiente para evitar confusão e que a marca também não detém os direitos autorais que se estendem à lavagem de carros da mesma forma com tem para brinquedos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.