Marca chinesa que foi ironizada por Elon Musk está perto de superar a Tesla

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (3). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

A montadora chinesa BYD está próxima de passar a Tesla como maior produtora global de carros elétricos. A marca vendeu apenas 3.456 carros a menos que a Tesla no terceiro trimestre de 2023 e a expectativa é de que BYD passe o número da marca norte-americana no quarto trimestre.

O feito poderá ocorrer apenas 13 anos após o líder da Tesla, Elon Musk, rir da possibilidade de ser superado pela BYD em uma entrevista.

O que aconteceu

Em uma crescente global, a BYD está muito perto de se tornar a maior montadora de carros elétricos do mundo. Com apenas 3.456 carros atrás da Tesla em vendas no terceiro trimestre de 2023, a marca oriental, que irá fabricar veículos no Brasil a partir de 2025, tem tudo para superar a Tesla no quarto trimestre.

Durante entrevista concedida à Bloomberg em 2011, o CEO da Tesla, Elon Musk, ironizou a possibilidade de sua empresa um dia ser superada em vendas pela BYD.

Após rir, Musk disse: "não acho que eles tenham um bom produto. Não é atraente, a tecnologia não é muito forte e a BYD tem muitos problemas na China, então seu foco tem que ser a certeza de que não morrerão na China".

A BYD também, além de se tornar a maior produtora de veículos elétricos, deve se firmar na lista das dez montadoras que mais vendem mundialmente.

Continua após a publicidade

A marca chinesa deverá concluir 2023 com um total de 3,13 milhões de veículos produzidos, a colocando na frente do Grupo Suzuki, com 3,01 milhões esperados, e logo atrás de Ford (3,95 milhões), Honda (3,97 milhões), GM (4,87 milhões), Renault-Nissan-Mitsubishi (6,28 milhões), Stellantis (6,4 milhões), Grupo Hyundai (6,89 milhões), Volkswagen (8,8 milhões) e Toyota (10,65 milhões).

A Tesla, que fabrica somente veículos 100% elétricos, deve entregar 473 mil unidades no último trimestre de 2023, o que totaliza 1,82 milhão no ano passado - abaixo da expectativa declarada por Elon Musk, de 2 milhões de entregas.

Para o chefe de pesquisa automotiva da China do Grupo UBS, Paul Gong, a BYD tem a vantagem frente à Tesla no preço. "É preciso trabalhar na inovação, tentar encontrar o que os consumidores realmente desejam e otimizar os custos para garantir que os elétricos são competitivos neste mercado".

**********

UOL Carros recomenda

Lei de trânsito: veja novos itens obrigatórios nos carros a partir de 2024. Leia mais

Continua após a publicidade

Calote milionário: conheça os 10 carros campeões em dívidas de IPVA em SP. Leia mais

Bombou nas redes

IPVA fica mais barato em 2024 em SP; veja preços, calendário e descontos. Leia mais

'Truque' ajuda a fugir do trânsito sem multa em SP, mas poucos conhecem. Leia mais

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes