Onix vai mudar? O que esperar do investimento de R$ 7 bi da GM no Brasil
Daniel Neves
Do UOL, em Brasília (DF)
25/01/2024 04h00
A Chevrolet renovará todo o seu portfólio no Brasil nos próximos quatro anos. Essa foi a promessa dos executivos da General Motors, em conversas com jornalistas realizada ontem em Brasília - onde a montadora anunciou um novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões no país até 2028.
Os primeiros seis novos modelos serão apresentados ainda em 2024. Nova Spin, Equinox EV e Blazer EV já foram confirmados pela montadora, restando três modelos a serem anunciados. Santiago Chamorro, presidente da GM para a América do Sul, afirmou que todos os demais veículos da marca (Onix, Tracker, Montana e S10, por exemplo), também serão afetados pela mudança nos próximos quatro anos.
Relacionadas
O que não está confirmado pela marca é a produção de um carro elétrico nacional. Os executivos, porém, reforçaram o compromisso global de descarbonização até 2035, o que incluiria uma produção 100% elétrica em um novo ciclo de investimentos a partir de 2028.
"O Brasil tem um potencial muito forte para veículos elétricos, com minérios para a fabricação de baterias. E a demanda e a curiosidade do consumidor está por aí. Não falaria sim ou não, mas esse mercado tem potencial", disse Chamorro.
"Estamos no ambiente de dar ao nossos clientes a oportunidade de testar as tecnologias. Hoje não acreditamos que seja apenas uma solução e temos que levar em consideração a vantagem ambiental de cada uma", completou.
Concorrência chinesa
Os executivos da GM também falaram sobre a concorrência com as montadoras chinesas que invadiram ao mercado brasileiro e o retorno do imposto de importação a veículos eletrificados desde o início deste ano.
"Gostamos da competição, confiamos na nossa marca e no que os clientes gostam para nos mantermos competitivos. É por isso esse investimento vai demonstrar nossa liderança nos produtos. Queremos competir em um campo justo, mas queremos assegurar os investimentos e empregos que são criados aqui", defendeu Chamorro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.