Carro guinchado é preju e dor de cabeça: o que fazer para recuperar veículo

Seja por distração, pressa ou desleixo, você deixa o automóvel estacionado em local proibido. Ao retornar, acontece a surpresa desagradável: o carro desapareceu e, no lugar dele, está um cavalete informando que o veículo foi guinchado.

A partir daí, uma infração de trânsito por estacionamento irregular pode virar enorme dor de cabeça. Para recuperar o veículo, não basta apenas pagar multa e taxas é necessário enfrentar burocracia, que pode ser maior ou menor, dependendo da situação.

Vale lembrar que, quanto mais tempo você levar para recuperá-lo, maior será o prejuízo financeiro: a Prefeitura de São Paulo, por meio da CET, cobra diária durante a permanência no pátio. A prática é a mesma em outras cidades.

Confira as principais dúvidas sobre carros guinchados na capital paulista. As informações são da CET.

1 - Quando um veículo pode ser guinchado?

Os veículos são guinchados por estarem estacionados em local proibido. O rol de situações com previsão de remoção está previsto no Artigo 181 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). De acordo com a CET, a prática é priorizada quando "a segurança e a fluidez da via estão mais comprometidas".

2- Como saber se o veículo foi guinchado?

CET, empresa de trânsito da Prefeitura paulista, deixa cavalete para avisar que carro foi guinchado
CET, empresa de trânsito da Prefeitura paulista, deixa cavalete para avisar que carro foi guinchado Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Quando um automóvel é retirado do local de estacionamento irregular com guincho, é deixado um cavalete informando. Além disso, é possível saber para qual pátio o carro foi levado por meio do telefone 156 ou via consulta ao site da Prefeitura de São Paulo.

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3 - Como fazer a liberação do veículo guinchado?

Carros guinchados são levados a um pátio da CET; consulta do endereço pode ser feita pela internet
Carros guinchados são levados a um pátio da CET; consulta do endereço pode ser feita pela internet Imagem: Robson Ventura/Folhapress

O proprietário ou seu representante legal deverá apresentar no DAT (Departamento de Atendimento a Multas de Trânsito), de forma eletrônica ou presencial, os seguintes documentos:

  • Certificado de registro de licenciamento do veículo atualizado mais cópia simples
  • RG do requerente mais cópia simples
  • No caso de representante legal, é exigido apresentar a procuração original com firma reconhecida; se a procuração for de pessoa jurídica, é necessário levar também cópia autenticada do contrato social.

Para atendimento presencial: Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros. De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados), mediante agendamento prévio através do telefone: (11) 3030-2484.

Para resolver de forma eletrônica: acessar o portal de atendimento SP 156.

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Quanto é preciso pagar para recuperar um veículo guinchado?

  • Multas pendentes e IPVA
  • Remoção de veículo por infração de trânsito. Veja os preços:
    Motocicletas e similares: R$ 298,90
    Veículos leves (exceto motocicletas e similares): R$ 887
    Veículos pesados (exceto ônibus): R$ 1.982
    Ônibus: R$ 4.617
  • Estadia por depósito de veículo removido. Veja os preços da diária:
    Motocicletas e similares: R$ 25,20
    Veículos leves (exceto motocicletas e similares): R$ 72,50
    Veículos pesados (exceto ônibus): R$ 128,30
    Ônibus: R$ 267,10

O requerente receberá no DAT uma liberação, em seu nome, para a retirada do veículo no pátio mencionado no documento. A liberação será emitida em nome do requerente, que deve apresentá-la no pátio juntamente com o CRLV do veículo.

Canais de atendimento DAT (Departamento de Atendimento a Multas de Trânsito):

  • Eletrônico: acesse o link aqui ou ligue no Portal de Atendimento SP 156
  • Presencial: Rua Boa Vista 128/136 - Centro - de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados), mediante agendamento prévio através dos telefones: (11) 3293-2910 e (11) 3293-2911.
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*Com matéria publicada em 20/12/2019

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