Multa? Sem radar fixo há 4 anos, rodovias de SP terão 649 novos aparelhos

As rodovias estaduais paulistas sob gestão do DER (Departamento de Estadas de Rodagem), como SP-270 (Raposo Tavares), Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e Mogi-Bertioga (SP-098), estão sem fiscalização por radares fixos desde o início de 2020, quando terminou o contrato de fornecimento, operação e manutenção dos aparelhos.

Desde então, informa o departamento, a fiscalização continua a ser feita com uso de radares móveis pela Polícia Militar Rodoviária.

Em breve, o uso dos radares fixos deverá ser retomado. Em novembro, o DER abriu edital para a contratação dos serviços de fiscalização do controle de velocidade na respectiva malha rodoviária, com a ampliação dos 250 pontos anteriores de fiscalização para 649.

O envio das propostas pelas empresas habilitadas a participar estava inicialmente previsto para janeiro - contudo, segundo o DER, o edital "passou por ajustes técnicos e precisou ser republicado".

De acordo com o departamento, a nova data para a abertura das propostas está prevista para este mês de fevereiro e a instalação dos novos radares deverá acontecer no primeiro semestre de 2024.

O investimento inicialmente previsto, que era de R$ 196,8 milhões no edital anterior, foi atualizado para R$ 202,6 milhões.

A definição dos trechos com fiscalização de velocidade, continua o DER, foi baseada em estatísticas de ocorrências de acidentes. Vale destacar que a instalação dos novos radares não abrange as rodovias estaduais administradas por concessionárias, que têm contratos específicos de instalação de radares.

Novos radares "dedos-duros"

Os novos aparelhos que integram a licitação do DER são mais modernos, informa o Departamento de Estradas de Rodagem.

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Além de atuarem na autuação de motoristas rodando acima do limite de velocidade permitido, parte dos equipamentos será dotada de tecnologia OCR, que permite a leitura automática da placa, complementar ao registro fotográfico do veículo a ser autuado.

Com isso, em tese, será possível identificar veículos roubados ou furtados, por exemplo, bem como aqueles com licenciamento vencido, por exemplo.

Radares que serão instalados em rodovias gerenciadas pelo DER também terão a capacidade de contagem de veículos, com transmissão em tempo real desses dados, para agilizar e melhorar o monitoramento do trânsito nas estradas - e possibilitar eventuais intervenções para melhorar o fluxo nessas vias.

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