Carrões da casa abandonada: coleção milionária é achada na Guarapiranga

O terreno de uma casa localizada às margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista, serviu de morada para dezenas de carros raros e antigos, que hoje valeriam uma fortuna, mas foram destruídos por anos de exposição aos efeitos do clima.

O colecionador de automóveis Alexandre Badolato descobriu o imóvel com as raridades em setembro de 2022, quando esteve no local, e publicou há pouco tempo imagens da visita em seu canal no YouTube.

Como foi a descoberta?

Dono da maior coleção de Dodges nacionais, Badolato foi até lá após ser alertado por um seguidor

Nessa casa, havia um exemplar único do Charger R/T 1978 pré-série. O clássico foi resgatado do local, apesar das péssimas condições de conservação

O colecionador também salvou do desmanche, ao menos temporariamente, um Jaguar XJ12 L e o que restou de um Charger R/T 1975

Caso estivessem em perfeitas condições de conservação e originais, somente esses três carros poderiam ser comercializados por cerca de R$ 800 mil

Como a coleção originalmente tinha muitos outros veículos, é seguro dizer que já chegou a valer bem mais do que R$ 1 milhão

Por que carrões ficaram largados

Alexandre Badolato conta a UOL Carros que os veículos já não estão mais no local, pois foram vendidos ou transformados em sucata

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Eles pertenciam ao antigo morador da casa, que saiu de lá com sua mulher há mais de uma década porque o imóvel apresentou problemas estruturais

Os automóveis foram deixados no local, explica, sem qualquer tipo de proteção do sol e da chuva

Recentemente, a família decidiu demolir a antiga casa para construir outra residência no terreno

Assim, o casal começou a se desfazer da coleção - da qual Alexandre adquiriu os três automóveis citados acima

Quando estive na casa, conversei com a esposa do proprietário dos veículos. Ela contou que seu companheiro passava por problemas de saúde e os dois precisavam sair de onde então moravam e retornariam à Guarapiranga. Eles iriam construir outra casa no terreno da represa, que precisava ser desocupado" Alexandre Badolato, colecionador de carros antigos

Alexandre diz que, antes de visitar a residência, outros automóveis já tinham sido vendidos, como Alfa Romeo, Escort e Fairlane 1959, da Ford, e até um Gurgel.

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Tinham restado os dois Chargers, além de um Chevrolet Chevette e um Ford Mustang da década de 1960 - contudo, os dois últimos e outros carros estavam irrecuperáveis, tamanha era a corrosão da respectiva estrutura.

"Fui até lá e constatei que os carros estavam em estado absolutamente terminal, muita corrosão devido à umidade da represa. Além disso, muitas peças tinham sido furtadas por criminosos que constantemente invadiam o terreno".

Dodge único

Charger R/T 1978 é exemplar pré-série com detalhes exclusivos; carro passa por desmontagem para possível restauração
Charger R/T 1978 é exemplar pré-série com detalhes exclusivos; carro passa por desmontagem para possível restauração Imagem: Reprodução

Mesmo assim, Badolato levou os dois Chargers e o Jaguar. Ele explica que a intenção foi gerar conteúdo em seu canal com esses veículos.

O belo Jaguar com pintura branca está com o chassi partido ao meio e, infelizmente, não poderá ser recuperado.

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"Retiramos o motor de 12 cilindros do Jaguar para fazer uma 'autópsia' em uma retífica, mas apenas a título de curiosidade. O R/T 1975 também está condenado", afirma o colecionador.

Ele ainda não decidiu se os dois veículos vão para o ferro-velho após aparecerem no YouTube ou serão preservados, no estado em que se encontram, a título de curiosidade.

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Já o protótipo do R/T 1978 tem chance de voltar à vida.

"O Charger R/T 1978 protótipo tem algumas características diferentes daquelas do carro produzido em série e sua restauração é uma possibilidade. À medida em que formos desmanchando a estrutura, veremos se será possível recuperá-la".

Alexandre deixa claro que a recuperação do Charger pode até ser possível do ponto de vista técnico, embora seja "inviável financeiramente".

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Ele seria restaurado devido à importância histórica. Mesmo sendo um protótipo, não custaria mais do que um R/T 1978 convencional. Esse é um alerta para pessoas que têm carros antigos, apegam-se a eles, mas deixam que se deteriorem. Algo que tinha grande valor acaba virando lixo".

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*Com informações de matéria publicada em 31/03/2023

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