O que são aditivos? Quando o seu carro precisa de um? Quais as diferenças?
Fernando Miragaya
Colaboração para UOL
15/03/2024 04h00Atualizada em 19/03/2024 13h54
Os aditivos são substâncias que, como o próprio nome sugere, adicionam propriedades em líquidos indispensáveis para os automóveis, em especial à água que fica no radiador e à gasolina que está no tanque.
Aditivos para o radiador
O radiador é parte do sistema de arrefecimento, que mantém o motor na temperatura certa, impedindo que ele ferva. O equipamento precisa estar funcionando bem, limpo e livre de oxidações.
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O aditivo para radiador serve para isso —mas não adianta trocar a água e por aditivo.
Ele tem um composto químico, chamado de etilenoglicol, que aumenta o ponto de ebulição, diminui o ponto de congelamento da água e deixa que o líquido circule pelo sistema de arrefecimento em condições ideais.
Além disso, ajuda a preservar a vida útil de várias peças, como bomba d'água, válvula termostática, tubulações e o próprio radiador, porque tem propriedades que protegem os componentes de corrosão e oxidação provocadas pela água pura.
Por isso, o aditivo é recomendado pelos fabricantes de veículos no manual do proprietário.
Os produtos devem ser renovados, em média, a cada revisão do carro —em intervalos de 10.000 km ou anualmente.
A cada substituição, o ideal é limpar o radiador e colocar uma água nova, para que esteja livre de impurezas e pronta para receber o produto. Só completar o nível do aditivo, de tempos em tempos, tem quase nenhuma eficácia.
Além disso, é recomendado consultar o manual do proprietário e ver qual aditivo é indicado para o seu carro. Existem dois tipos: os prontos para uso (basta despejar no sistema) e os concentrados (precisa diluir em água desmineralizada).
Aditivos para gasolina
Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo.
Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina. Essa sujeira é dispersada e os resíduos são expelidos pelo próprio sistema de exaustão.
Isso resulta em motor mais eficiente, economia de combustível, menor emissão de poluentes e maior durabilidade do motor.
A gasolina aditivada já traz esses componentes, mas apenas um mínimo necessário de detergente.
Além disso, é diferente quando o aditivo vem diretamente na formulação do combustível. Funciona, mas você não pode escolher uma marca ou testar um poder dispersante diferente.
Para quem não consegue abastecer em um posto de confiança, o aditivo traz mais segurança.