Lamborghini apresenta o primeiro 'super SUV' híbrido plug-in, com 800 cv
A Lamborghini adicionou um motor elétrico em seu SUV Urus. A partir de agora, o veículo na configuração SE vem com motor a combustão V8 biturbo de 620 cv e um motor elétrico de 192 cv, associados ao câmbio automático de oito marchas.
Os preços da novidade ainda não foram anunciados - a expectativa é de que comecem em torno de US$ 245 mil (aproximadamente R$ 1,26 milhão na conversão direta, sem incluir os custos de eventual importação ao Brasil).
Urus mais potente disponível
A junção do motor a combustão com a unidade elétrica faz com que o híbrido Lamborghini Urus SE atinja 800 cv de potência. Trata-se da versão mais potente do SUV oferecida pela marca italiana.
O Urus híbrido plug-in acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, um décimo de segundo mais rápido do que seu irmão, o Urus S, com 666 cv. A bateria do SE tem alcance de cerca de 60 km no modo totalmente elétrico.
Outra novidade do Lamborghini Urus é sua nova embreagem multidisco eletro-hidráulica, que distribui o torque de forma variável a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro. O câmbio é acompanhado por um diferencial de deslizamento limitado virtual na traseira, que produz saídas de traseira "sob demanda".
Se de um lado a falta do diferencial mecânico economiza 20 kg, de outro o sistema híbrido faz o Urus SE pesar 300 kg a mais que a versão S.
Em termos de estilo, o novo Urus possui capô que se estende até a grade - que também foi revisada. Há também novas luzes de LED, uma porta traseira reformulada e novas rodas de 23 polegadas.
Por dentro, há uma tela maior de multimídia - agora com 12,3 polegadas -, enquanto os assentos e os painéis internos ganharam novos revestimentos. O material do console também foi alterado para dar aos botões um aspecto mais tátil e mecânico.
Além do Urus híbrido, a Lamborghini ainda deverá ter outro modelo mesclando motorizações em 2024, que promete ser o sucessor do Huracán.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.