Por que facilitar? 5 carros com manutenção complicada que você deve evitar
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
01/05/2024 04h00Atualizada em 02/05/2024 17h20
Existem carros nos quais reparos aparentemente simples, como a troca da correia dentada, são extremamente complicados.
Há modelos que precisam ser parcialmente desmontados para que o mecânico tenha acesso a determinados componentes.
Isso encarece bastante a respectiva manutenção, que também leva muito mais tempo na comparação com o mesmo procedimento em outros veículos.
Confira a seguir cinco exemplos de manutenções veiculares surpreendentemente complicadas.
Land Rover Discovery 4
O SUV gringo dificulta sua troca da correia dentada
Com um motor muito grande em um cofre muito pequeno, o único jeito de fazer a manutenção dessa peça e de outros componentes é separando o chassi da carroceria
Ou seja: você tem de separar o carro em duas partes
Além disso, para cada vez que esse desmonte é realizado, é preciso reprogramar todas as centrais eletrônicas do carro
Honda Fit (1ª Geração)
O Fit é um carro que trouxe algumas inovações em sua primeira geração
Elas incluem duas velas por cilindro, mas trocar as lâmpadas dos faróis dá trabalho
Para realizar a substituição, é preciso esterçar as rodas dianteiras
Também é necessário retirar a proteção interna das caixas de roda
Só então é possível abrir uma capa do farol para chegar às lâmpadas
O processo é todo mostrado no manual de instrução do carro
Audi A6 (2ª Geração)
Outro carro que complica a substituição da correia dentada é o Audi A6 de segunda geração
Equipado com motor V6 ou V8, em cofre pequeno, não há muito espaço para realizar a troca do componente
Para realizar essa manutenção, é preciso desmontar o para-choque, drenar e então retirar o radiador
Assim, dá para soltar o suporte do para-choque das longarinas
Terminada a troca, é necessário refazer todo o processo de forma inversa
Chrysler Town & Country
A famosa minivan é confortável, mas dá trabalho para acessar o respectivo estepe
Para trazer sete lugares, a Chrysler tirou o pneu sobressalente da traseira, onde fica a terceira fileira de bancos retráteis
O estepe foi realocado no centro do assoalho, acessível pelo lado de fora
Para chegar até o pneu, é preciso desmontar o console central e usar uma ferramenta para soltar um cabo de aço que segura o estepe
Com a mesma ferramenta, você tem um gancho que usa para puxar o pneu para a lateral.
Ainda há outro problema: o espaço sob o carro é apenas para um estepe temporário
É complicado e por isso há vídeos na internet que mostram todo o processo
Dodge Journey/Fiat Freemont
A bateria do SUV, que em outros veículos fica no cofre do motor ou no porta-malas, foi posicionada em uma espécie de "compartimento secreto"
Ela foi colocada na frente da roda dianteira esquerda do Freemont/Journey, escondida atrás do para-choque
Para troca-la, é necessário desmontar a roda e o para-barro interno para acessar o componente
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*Matéria publicada em 07/04/2023