Acidente fake: como funciona novo golpe para enganar seguradoras de carros

Golpistas estão utilizando softwares de edição de fotos para fraudar seguradoras no Reino Unido.

De acordo com o jornal "The Guardian", houve um aumento de casos de fraude envolvendo fotos manipuladas para incrementar os danos sofridos em veículos. As imagens são enviadas às empresas para análise e pagamento.

O que aconteceu

Na imagem verdadeira, à esquerda, veículo aparece sem danos. Fotomontagem à direita acrescenta estrago falso
Na imagem verdadeira, à esquerda, veículo aparece sem danos. Fotomontagem à direita acrescenta estrago falso Imagem: Reprodução

Uma empresa de seguros recebeu a foto enviada por um cliente de uma van supostamente avariada. Entretanto, após desconfiar, a seguradora descobriu na internet a imagem verdadeira - com o veículo intacto, sem nenhum dano.

Cada vez mais isso tem ocorrido com as mais diversas empresas. De acordo com as seguradoras Allianz e Speedclear "casos em que aplicativos foram usados para distorcer imagens, vídeos e documentos da vida real aumentaram 300% de 2022 a 2023".

Segundo ainda as marcas, as manipulações de imagens utilizando inteligência artificial têm "todos os sinais de que se tornará o mais recente grande golpe a atingir o setor de seguros".

A partir de agora, espera-se que as seguradoras exijam mais provas e acesso ao veículo danificado - o que poderá fazer com que atendimentos no futuro próximo demorem mais.

Ainda de acordo com a reportagem, as fraudes poderão fazer os preços de seguro aumentarem em um futuro próximo em todo o mundo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.