Como locadoras ajudam a desvalorizar o carro que você tem na garagem
Colaboração para o UOL, em São Paulo
14/05/2024 04h00Atualizada em 15/05/2024 15h10
O setor de alugueis de carros teve um faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões no Brasil em 2023, uma alta de 22% em relação a 2022. Para potencializar esses ganhos, as locadoras conseguem bons preços nos veículos das montadoras. E a dúvida que fica é: vender carros para locadoras desvaloriza o produto?
Durante um período, as locadoras lucravam alto com a venda de seminovos, pois conseguiam bons descontos na compra de automóveis. Isso afetava tanto a concessionária como os consumidores, que viam seus veículos vendidos por valor bem abaixo do mercado.
Relacionadas
Mas ele perde valor?
A resposta é depende. Segundo os especialistas, quando um modelo é muito vendido pelas locadoras, ele acaba se desvalorizando no mercado de usados.
Há dois motivos principais para a queda do preço.
- 1. A locadora vende mais barato para girar o estoque, pois ela precisa de fluxo de caixa para comprar carros novos.
- 2. A lei da oferta e da procura: com muitas opções de veículos semelhantes ao seu no mercado, o preço diminui.
Apesar disso, há quem defenda a tese de que se há interesse naquele modelo, o volume de vendas para a locadora não afeta tanto, pois continuará tendo interessados.
Fonte: Cássio Pagliarini, da Bright Consulting; Ricardo Bacellar, Bacellar Advisory Boards, com informações da matéria publicada em agosto de 2018