Picape híbrida BYD Shark é lançada e vem ao Brasil com autonomia de 840 km
A BYD lançou nesta terça-feira (14), na Cidade do México, a picape híbrida plug-in Shark. Ela chega inicialmente ao país da América do Norte e, em breve, desembarca no Brasil e em outros mercados sul-americanos e na América Central, inicialmente importada da China.
Os preços para o Brasil ainda serão anunciados. No México, custará entre 899.980 pesos (cerca de R$ 275 mil) e 969.800 pesos (R$ 295 mil).
Maior do que picapes médias como Toyota Hilux e Ford Ranger e menor do que modelos grandes, a BYD Shark tem 3,26 m de distância entre-eixos, 5,46 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura, enquanto a capacidade de carga é de 835 kg.
O grande destaque é o sistema de propulsão híbrida, que combina motor 1.5 turbo a gasolina com dois propulsores elétricos, um posicionado em cada eixo (a tração é integral, nas quatro rodas). A potência combinada, segundo a BYD, é "de mais de 430 cv, com aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos.
Com uma carga completa das respectivas baterias, a autonomia total informada é de 840 km no ciclo chinês NEDC, enquanto, no modo 100% elétrico, a Shark é capaz de rodar até 100 km sem gastar nada de gasolina, de acordo com a fabricante.
Conforme a BYD, o sistema de tração integral tem gerenciamento eletrônico, capaz de distribuir o torque para cada roda automaticamente, para melhor aderência em diferentes terrenos.
Construída com base na nova plataforma DMO, a picape chinesa traz chassi de aço, sobre o qual é fixada a carroceria, no qual também vão as células de baterias, que também compõem a estrutura do veículo. A ideia é oferecer maior rigidez torcional, sobretudo durante a condução off-road.
A suspensão é independente do tipo duplo A tanto na dianteira quanto na traseira. Por dentro, a BYD Shark traz painel digital em tela de 10,25 polegadas, além de central multimídia giratória de grandes 12,8 polegadas e comandos de voz para ajustar desde a temperatura do ar-condicionado até o modo de condução, do mais esportivo ao fora-de-estrada.
Várias funções também podem ser comandadas por meio de aplicativo no celular, que também pode substituir a chave, como em modelos da Tesla, por meio da tecnologia de aproximação NFC.
A cabine conta, ainda, com ventilação e aquecimento dos bancos, monitoramento do entorno do veículo por meio de diversas câmeras e ajustes elétricos dos bancos dianteiros.
O design externo, que pretende remeter ao visual de um tubarão, traz luzes de LED integradas aos faróis que atravessam toda a dianteira - a traseira tem luzes que, segundo a marca, são inspiradas nas nadadeiras do peixe predador.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberUm detalhe interessante: as baterias podem ser usadas de forma estacionária para abastecer uma residência com energia elétrica.
A bateria e a motorização elétrica terão garantia de oito anos. Para os restante dos componentes, será de seis.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Viagem a convite da BYD
Deixe seu comentário