Free Flow: rodovia no interior de SP terá pedágio eletrônico sem cancela

A rodovia SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari), em seu trecho entre Itápolis e Jaboticabal, irá cobrar a partir do segundo semestre de 2024 pedágio no estilo Free Flow - sem cancela e totalmente eletrônico.

A novidade vem após um contrato da concessionária administradora, a EcoNoroeste, com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

O que aconteceu

A negociação prevê que todas as praças de pedágio da rodovia serão substituídas por pórticos de cobrança. A implantação será gradual, com os dois primeiros locais sendo substituídos até 2025 e o resto até o sétimo ano de concessão.

Os dois locais a serem substituídos até o fim do ano serão o pedágio do km 179 no sentido leste, em Itápolis, e o do km 110 no sentido oeste, em Jaboticabal.

O sistema Free Flow tem a cobrança da tarifa realizada através de pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar os veículos pela placa, além de aferir altura, largura e quantidade de eixos.

Quem não possui etiquetas eletrônicas de cobrança (TAGs como Sem Parar, ConectCar, Veloe, entre outras) instaladas no carro deverá fazer o pagamento da tarifa em até 15 dias após a passagem pelo pórtico por um dos canais que serão disponibilizados pela EcoNoroeste, como site (freeflow.econoroeste.com.br), aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos de atendimento aos usuários (SAUs) das rodovias ou pelo WhatsApp (0800 326 3663).

A falta de pagamento no prazo estabelecido na legislação de trânsito vigente pode acarretar multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

As rodovias paulistas SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga) também já foram confirmadas para receber o mesmo sistema de cobrança.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes