Falta de aviso não foi: 4 proibições bizarras que manual do carro traz

Isso você já sabe: todo o carro zero-quilômetro traz o manual do proprietário, informando tudo o que você deve saber a respeito da sua operação e conservação, além de orientações de segurança.

O documento, que hoje pode ser baixado nos sites das montadoras ou acessado pela central multimídia do veículo, raramente é lido pelos respectivos donos - sua versão impressa, vale destacar, é um calhamaço e facilmente passa de 200 páginas.

O manual pode conter, dependendo do modelo de carro e de sua respectiva fabricante, recomendações um tanto estranhas do que você nunca deve fazer no automóvel - algumas dessas "proibições", inclusive, podem acarretar a perda total ou parcial da garantia, caso não sejam respeitadas.

É verdade que, para a proteção da fabricante em eventuais processos judiciais, algumas dessas bizarrices são aparentemente óbvias, como não transportar passageiros dentro do porta-malas.

Veja quatro exemplos.

1 - Não instalar tampa do tanque de marca paralela

Instalar tampa do tanque 'genérica' é prática capaz de cancelar a garantia do veículo
Instalar tampa do tanque 'genérica' é prática capaz de cancelar a garantia do veículo Imagem: Pedro H. Tesch/Agência Eleven

No caso específico do Ford Ka, eventuais danos ao sistema de combustível podem levar à perda da garantia, caso a concessionária constate que estejam relacionados à instalação de tampa do tanque não original.

Veja o que diz o respectivo manual: "A garantia pode ser anulada por qualquer dano ao tanque de combustível ou sistema de combustível se não for utilizado uma tampa do tanque de combustível correto original Ford".

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A mesma coisa vale para o filtro de ar do motor: ": Deixar de usar o elemento de filtro de ar correto pode resultar em danos graves ao motor. A garantia poderá ser anulada por qualquer dano ao motor se o elemento de filtro de ar correto não for usado".

2 - Não contratar funilaria fora da concessionária

Recorrer a serviços de funilaria em oficina independente é prática comum que pode anular parte da garantia
Recorrer a serviços de funilaria em oficina independente é prática comum que pode anular parte da garantia Imagem: Reprodução

Em caso de batida, é comum realizar o reparo do automóvel em uma oficina independente. Muitas seguradoras, inclusive, têm parceria com empresas do tipo.

Porém, essa prática, geralmente adotada para reduzir os custos do serviço, pode anular a garantia contra perfuração por corrosão.

O manual do Volkswagen Gol traz essa informação:

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"A garantia contra perfuração por corrosão não terá validade para os veículos que forem direcionados para serviços em oficinas que não pertençam ao grupo de concessionárias Volkswagen".

A montadora orienta, antes de contratar uma apólice de seguro, a verificar a relação das oficinas credenciadas em caso de necessidade de reparo.

3 - Não acionar vidros elétricos ao mesmo tempo

Hyundai não recomenda acionar todos os vidros elétricos do novo HB20 de forma simultânea
Hyundai não recomenda acionar todos os vidros elétricos do novo HB20 de forma simultânea Imagem: Murilo Góes/UOL

Especialmente em dias mais quentes, quem nunca abriu os quatro vidros elétricos ao mesmo tempo?

De acordo com o manual do Hyundai HB20, o hábito não é recomendado para o hatch compacto.

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"Para evitar possíveis danos ao sistema dos vidros elétricos, não abra nem feche dois ou mais vidros ao mesmo tempo. Isso também assegura a longa duração do fusível", recomenda o documento.

Outra orientação é "nunca" acionar um dos vidros elétricos por meio do interruptor do motorista enquanto o passageiro abre ou fecha o mesmo vidro no sentido oposto.

Essa é uma situação que dificilmente acontece no mundo real, mas está lá para quem quiser ler:

"Nunca tente acionar o interruptor principal da porta do motorista e o interruptor do vidro individual em posições opostas ao mesmo tempo. Se isso for feito, o vidro será travado e não poderá ser aberto nem fechado".

4 - Não usar cinto em duas pessoas ao mesmo tempo

Cinto é um equipamento de segurança individual e nunca deve ser usado com alguém no colo
Cinto é um equipamento de segurança individual e nunca deve ser usado com alguém no colo Imagem: iStock/Getty Images
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Essa orientação parece desnecessária, mas está presente na maioria dos manuais do proprietário: o cinto de segurança só pode ser usado por uma pessoa de cada vez, sob pena de perder a eficácia em caso de colisão do automóvel.

Ou seja: nada de afivelar o cinto com uma criança no colo, por exemplo.

O manual do Fiat Argo deixa isso muito claro.

"Cada cinto de segurança deve ser utilizado só por uma pessoa: não transportar crianças ao colo dos passageiros utilizando os cintos de segurança para a proteção de ambos. De modo geral, não apertar nenhum objeto à pessoa".

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*Com informações de matéria de 23/08/2021

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