Por que Teslas são tão fáceis de furtar apesar de atualização de segurança
Uma atualização feita recentemente para o Tesla Model 3 tem o objetivo de impedir que bandidos roubem o carro elétrico, retransmitindo o sinal de sua chave de aproximação para um dispositivo capaz de abrir o veículo e permitir que saia rodando
Entretanto, segundo a publicação Wired, o Model 3 ainda pode ser facilmente furtado por meio desse método.
O que aconteceu
A tecnologia de rádio de banda ultralarga recentemente introduzida pela Tesla na referida atualização permite medições mais precisas entre o carro e a chave, justamente para coibir retransmissões e evitar furtos. No entanto desejado não foi atingido, diz a Wired.
Um vídeo da publicação traz pesquisadores da empresa de segurança cibernética automotiva GoGoByte mostrando que ainda é possível abrir o Tesla Model 3 através de retransmissão, apesar da atualização de software.
Hackear o sistema do carro, com um equipamento que não custa mais do que US$ 100 (cerca de R$ 515 na conversão direta), pode destrancar e ligar o veículo - a menos que o motorista tenha habilitado uma senha opcional, com quatro dígitos.
Fundador da GoGoByte, Jun Li disse: "é um aviso para o grande público: simplesmente ter a banda ultralarga habilitada não significa que seu veículo não será furtado. Usando ataques de retransmissão, ainda é como nos velhos tempos para os ladrões."
A Tesla se explicou, dizendo que não criou a nova tecnologia para evitar roubos: "esse comportamento é esperado, pois estamos atualmente trabalhando para melhorar a confiabilidade da banda ultralarga. A nova banda será aplicada quando as melhorias de confiabilidade forem concluídas."
Há ainda, no entanto, a conectividade por GPS nos carros da Tesla, o que no caso de roubo faz com que seja possível localizá-lo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Daniel de Castro Ribeiro
E quem vai querer roubar? É a mesma coisa que colocar rastreador em um Fiat 147
Sandra Zarpelon
Tesla, o carro que deu errado, apesar do mar de dinheiro envolvido
Joao Otavio Ferreira Claro
Sei não, ainda acho cedo para comprar um elétrico. Mas todas as reportagens desse site falam bem de carros elétricos chineses, e só falam mau do Tesla. Será que ......... ?????