Imagens de concessionárias cheias de carros alagados impressionam no RS

As inundações no Rio Grande do Sul causaram estragos consideráveis em concessionárias e agências de veículos, destruindo os estabelecimentos e deixando diversos carros zero-quilômetro submersos na água.

De acordo com estudos da Bright Consulting, no total, cerca de 200 mil veículos, incluindo os usados e seminovos que já trafegavam em vias públicas, foram perdidos devido às inundações que afetaram mais de 400 cidades do estado.

Estima-se que, das 720 concessionárias de veículos do estado, ao menos 300 foram atingidas pelas enchentes e mais de mil carros zero-quilômetro tenham sido destruídos. Cerca de 140 dessas empresas ainda estão com água em seus interiores.

Concessionária Rio Grande do Sul
Concessionária Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução

Fotos e vídeos dessas lojas circulam nas redes sociais e dão uma ideia do tamanho e da gravidade do estrago causado pelas águas - especialmente na capital Porto Alegre.

Nelas é possível ver lojas de carros de marcas como Porsche, BYD, Fiat, Peugeot, Mitsubishi e Jeep tomadas pela enchente.

Como mostra a imagem abaixo, a concessionária Savarauto, que comercializa carros de montadoras como Mercedez-Benz em Porto Alegre, também foi atingida.

Concessionária Rio Grande do Sul
Concessionária Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução

Algumas dessas empresas possuem mais de um andar e conseguiram retirar os automóveis a tempo.

Continua após a publicidade

Quase todas as concessionárias na região do aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, foram afetadas - algumas chegaram a registrar o nível de um metro e meio de água nos respectivos interiores.

Apesar da situação na área ter melhorado, muitas delas ainda estavam, na última sexta-feira (31), com cerca de 50 centímetros de água e os prejuízos começam a ser contabilizados.

"Muitas empresas possuem seguros e estamos conseguindo apoio de algumas montadoras para lidar com tanto prejuízo. Contudo, há empresas cujo seguro não cobre enchente. Além disso, os prédios estão bastante danificados, com os vidros quebrados e a parte administrativa, com os respectivos computadores e outros equipamentos, também foi destruída em muitos casos", explica Jefferson Fürstenau, presidente do Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos) e da seção gaúcha da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Além do prejuízo com a perda de carros novos e com danos aos prédios, as concessionárias estão sofrendo com a falta de vendas. Já são quase 30 dias sem clientes e a previsão é de que os serviços sejam retomados completamente apenas em agosto.

Continua após a publicidade

"Na segunda-feira (27), o serviço do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] voltou a funcionar e estamos tentando nos adaptar para retomar as vendas. Nosso maior medo é com relação aos postos de trabalho, que são cerca de 18 mil no estado, e precisamos de ajuda para mantê-los", acrescenta.

Ainda segundo Fürstenau, os serviços de assistência técnica estão sendo prestados em vários locais.

Para isso, empresários se uniram para fazer os atendimentos em estabelecimentos que não foram atingidos pela enchente ou foram menos impactados.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.