Como são novas viaturas da PM de SP e qual SUV vai reforçar frota em breve

A Polícia Militar de São Paulo recebeu há poucos meses um reforço na frota: o SUV Corolla Cross. Foram investidos mais de R$ 12 milhões na aquisição de 63 viaturas novas do utilitário esportivo fabricado pela Toyota. utilizadas no patrulhamento de vias públicas do estado.

A renovação da frota veio acompanhada de mudança na identidade visual dos veículos da corporação.

Conforme reportagem do UOL Carros já explicou, a escolha por um SUV no lugar de sedãs e outros tipos de carroceria segue tendência observada nas frotas recentes de órgãos de segurança pública no Brasil e em outros países.

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Imagem: Divulgação

"No ano passado, fizemos um estudo que demonstrou a migração do mercado de viaturas do tipo monovolume e minivan para [SUVs convertidos em] viaturas do tipo patrulhamento", explica o major Luciano Camilo Borges, da Diretoria de Logística da PM-SP - responsável por fazer as especificações e as compras dos veículos de patrulhamento.

É mais do que uma preferência, posto que a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) tem uma portaria minuciosa sobre a escolha de carros do tipo.

De acordo com essa portaria, são exigidos duplo airbag e controles de estabilidade e tração, itens atualmente obrigatórios nos carros zero-quilômetro brasileiros. Os testes incluem arrancada e frenagem, como também provas dinâmicas -dentre elas, o "teste do alce", manobra que consiste em fazer uma mudança de pista brusca e um retorno rápido para a faixa em que o carro estava. Originalmente, o desafio foi criado para evitar um acidente com a travessia do animal. A lista de "provas" inclui slalom e testes em circuitos urbanos e rodoviários.

A viatura também tem de ser adequada às medidas definidas pela Senasp para o transporte de suspeitos (o guarda-preso), além do espaço do banco de trás, onde podem ser levadas testemunhas e vítimas. Nada passa despercebido, até mesmo o estepe tem que ter a mesma medida dos demais pneus.

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O Corolla Cross vai um pouco além do básico exigido, agregando o pacote Safety Sense, que traz monitoramento de ponto cego; assistente pré-colisão com frenagem automática; controle de velocidade adaptativo; alerta de mudança de faixa com correção automática; alerta de tráfego traseiro; e sete airbags (os seis convencionais e mais outro para os joelhos do motorista. Para completar, além das luzes e da sirene o carro, traz barra de proteção no para-choque.

Embora tenha uma opção híbrida, o motor escolhido foi o 2.0 16V aspirado flex, que entrega 177/169 cv e 21,4 kgfm. O SUV é pré-facelift, então apresenta mais potência um pouco do que a da linha 2025, que rende 175/167 cv, mas tem 0,8 kgfm a mais de torque. O câmbio é automático do tipo CVT.

Com etanol, na configuração escolhida pela PM, o Corolla Cross vai de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e chega aos 198 km/h. Os preços sugeridos linha 2025 para clientes pessoa física são ligeiramente maiores do que os da antiga, partindo de R$ 178.590 na versão XRE e indo até R$ 191.790 na XRX.

Os exemplares do Toyota Cross da Polícia Militar de São Paulo reforçam uma frota variada que já está para receber outro modelo de SUV.

"Hoje, no rádio patrulhamento da Polícia Militar do estado de São Paulo, estamos com o Toyota Corolla Cross, que é a mais recente aquisição, e estamos em processo de compra do Hyundai Creta Ultimate. Também temos Chevrolet Spin e Renault Duster, tudo para rádio patrulhamento. Na força tática, o que mais se vê na rua é o Chevrolet Trailblazer"

Como é o Creta que a PM vai usar na rádio patrulha

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate Imagem: Simon Plestenjak/UOL
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Podemos esperar um esquema de pintura parecido, mas o Creta é um SUV compacto, enquanto o Corolla Cross é um médio.

O Hyundai mede 4,30 metros de comprimento (16 cm a menos), 2,61 m de entre-eixos (3 cm de diferença para baixo) e porta-malas de 422 litros (18 litros inferior na comparação com o Toyota).

A versão Ultimate é a única da gama do Creta equipada com motor 2.0 16V, enquanto as demais contam com o 1.0 turbo. O propulsor de dois litros aspirado entrega 167/157 cv e 20,6/19,2 kgfm, sendo sempre pareado ao câmbio automático de seis marchas. Com etanol, o carro faz a arrancada de zero a 100 km/h em 9,3 s e atinge 190 km/h.

Nas concessionárias, o Ultimate sai por R$ 186.290. O valor inclui um pacote bem completo, trazendo de série itens esperados, tais como ar-condicionado digital e central multimídia, como também agrega outros itens que podem ser considerados de luxo, como faróis e lanternas de LED; rodas de liga leve aro 18; teto solar panorâmico e revestimento dos bancos de couro sintético nos tons marrom e bege.

Em segurança, incorpora frenagem autônoma com detector de pedestres, assistente de permanência em faixa com correção automática; farol alto adaptativo; sensores de ponto cego e detector de fadiga.

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