Com Alckmin, GWM anuncia seu 1º carro nacional e quando começa produção
A chinesa GWM (Great Wall Motors) anunciou qual será o primeiro veículo que irá produzir na fábrica que adquiriu da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e quando começa a a produção no local.
Caberá ao SUV Haval H6 o posto de primeiro GWM "made in Brazil" e as unidades iniciais começam a ser fabricadas no segundo semestre deste ano, ainda em regime de pré-produção, para testar e ajustar os novos equipamentos na linha de montagem.
A produção propriamente dita, em larga escala e para venda ao consumidor final, ficou para o primeiro semestre de 2025.
Ainda não está confirmada qual será a versão do H6 nacional - atualmente, o utilitário esportivo híbrido é oferecido no mercado brasileiro em três configurações, todas importadas da China: o H6 HEV2, híbrido convencional com 243 cv, com preço sugerido de R$ 214 mil; o H6 PHEV34, híbrido plug-in de 393 cv e autonomia de 100 km no modo 100% elétrico, por R$ 279 mil; e o recém-lançado H6 PHEV19, com 326 cv e baterias menores (a autonomia elétrica ainda não foi informada), com preço promocional de R$ 229 mil.
De acordo com a GWM, o detalhamento do início da produção em Iracemápolis foi informado pessoalmente pelo fundador e chairman da GWM, Jack Wey, em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), durante evento em Pequim, China, nesta quarta-feira (5).
Previsão inicial de produção era para maio de 2024
Durante evento com o próprio Alckmin na fábrica de Iracemápolis realizado em 27 de abril do ano passado, a GWM havia anunciado que a produção local de veículos teria início no dia 1º de maio de 2024, e o primeiros modelos montados no interior de São Paulo seriam outros: a picape híbrida flex Poer e um SUV inédito, cujo modelo não foi informado na ocasião.
Em fevereiro passado, a montadora informou que houve mudança nos planos devido ao anúncio de parte do governo federal, feito no ano passado, do início da cobrança do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos, que começou a vigorar em janeiro, e do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que vai ditar os rumos da indústria automotiva nacional nos próximos quatro anos - e ainda está em tramitação no Congresso Nacional.
Segundo a GWM, devido a esses dois fatores, houve uma readequação no calendário e a escolha por um modelo de maior volume de vendas para o pontapé inicial na fábrica de Iracemápolis - no caso, o Haval H6.
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