Não é só câmera corporal da PM: como carros são capazes de monitorar você

Sejam câmeras pessoais, de reconhecimento ou de vigilância, filmar o que você está fazendo se tornou uma tendência cada vez mais crescente, gerando polêmica até nas usadas no policiamento, como é o caso da Polícia Militar de São Paulo.

Não é muito diferente de automóveis mais modernos. Equipados com "visão 360 graus" e vários dispositivos, tais modelos já foram até acusados de espionagem e gravação da privacidade dos respectivos ocupantes e de terceiros.

Pode parecer algo digno de ter sido desempenhado pela infame Agência Nacional de Segurança (ou NSA), organismo governamental famoso pelo monitoramento eletrônico. Longe de ser teoria da conspiração, os recursos de filmagem se tornaram cada vez mais polêmicos.

Embora os Estados Unidos combatam os celulares chineses sob o argumento de que os aparelhos possam ser utilizados para espionagem eletrônica, recentemente, a China passou a vetar o estacionamento ou passagem de modelos da Tesla por lugares estratégicos ou sensíveis.

É óbvio que a geopolítica tem influência, entretanto, faz sentido. Em 2023, casos imagens captadas por câmeras de carros da Tesla foram vazadas entre funcionários da marca, o que inclui imagens de um usuário nu, de acordo com apuração da Reuters, a despeito do fabricante estabelecer uma cláusula de privacidade. Segundo a revista Wired, os trabalhadores seriam de uma área destinada ao aperfeiçoamento dessas tecnologias.

Carros conectados são ameaça?

Carros da Tesla de várias outras marcas são equipados com câmeras por dentro e por fora; como fica a privacidade?
Carros da Tesla de várias outras marcas são equipados com câmeras por dentro e por fora; como fica a privacidade? Imagem: Divulgação

De qualquer forma, é escandaloso, ainda mais se alguém tiver acesso através da conectividade, uma vez que não é um circuito fechado inexpugnável - hoje, muitos automóveis estão ligados todo o tempo à internet.

"Gravações de ambiente normalmente são armazenadas em servidores da empresa para garantir posterior acesso - mas apenas para os clientes. Os acessos internos, normalmente, são limitados a poucos, e devidamente auditados. Acredito, porém, que eventos críticos, como impactos, poderiam ocasionar envios de dados para partes interessadas também", pondera o analista de sistemas Daniel Coutinho.

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"Em um sistema em casa, o dono escolhe se entrega ou não as imagens", prossegue.

Em geral, o conceito de privacidade envolve não permitir que usuários sejam identificados, mas nem sempre isso pode ser impedido.

"Esses dados normalmente não são atrelados a um usuário em particular, mas podem acabar contendo imagens, sons ou informações como localização, por exemplo, que permitam associar o dado anônimo a uma pessoa", alerta Daniel.

Além de câmeras 360 graus, também são utilizadas outras para exibir imagens frontal e traseira de carros da Tesla - veículos de outras marcas também dispõem desse tipo de monitoramento. É um recurso prático, uma vez que filmagens ajudam a elucidar o que aconteceu em um acidente, facilitando a indicação de quem tem a culpa.

Uma vez de posse de um funcionário ou de um usuário, a segurança desse dado passa a depender da ética e da moral dos envolvidos. Sistemas ainda podem tentar evitar que esses dados sejam transferidos para fora do ambiente corporativo, mas é muito difícil impedir alguém de filmar a tela, por exemplo.

Motorista vigiado

Câmeras instaladas de fábrica no interior de veículos também podem "vigiar" o que o motorista e os ocupantes estão fazendo.

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Para citar exemplos, a Bosch, que fornece uma série de tecnologias e equipamentos para diferentes montadoras, usa a tecnologia para alertar o motorista de que ele está cansado ou até para verificar padrões faciais que podem evitar que ele dirija alcoolizado.

No caso, a discussão também faz parte da segurança ativa dos carros, uma vez que, sem câmeras, o nível de alerta e reação dos próprios modelos seria impossível de funcionar. Sem falar que evita distrações como telas e botões digitais.

"A minha opinião é de que as câmeras nos carros podem oferecer vantagens em termos de segurança e conveniência, auxiliando nas manobras, prevenindo acidentes, furtos", analisa Eder Silva Santana, engenheiro de sistemas.

"Quanto à segurança de dados, incluindo o risco de espionagem e de vigilância governamental, creio que os benefícios são mais atrativos do que a questão da espionagem em si. Sem dúvida, um termo de uso sobre a privacidade dos dados deve ser respeitado. Nada está seguro", conclui.

Ter a tranquilidade de ver o que está ao redor do seu carro estacionado é uma outra vantagem. O modo Sentry (guardião), da Tesla, é capaz de reagir a ameaças automaticamente, piscando os faróis e acionando o alarme.

Mesmo sendo polêmico, o recurso de gravação pode ter falhas de compartilhamento de dados e também pode ser usado contra a sua vontade, como bem provam alguns episódios. Apesar disso, é inegável o nível elevado de segurança oferecido nas filmagens e nos sensores ao redor do carro.

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