Por que usar GPS em suporte é má ideia em carro blindado; veja outros erros
Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
11/06/2024 04h00
Com 340 mil carros blindados trafegando em território nacional, o Brasil é o país que tem a maior frota de veículos com proteção balística no mundo.
Em 2023, aproximadamente 30 mil veículos foram blindados, o que representa aumento de 13% em relação a 2022, de acordo com dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem).
Entretanto, é preciso ter cuidados bem específicos com a proteção balística do veículo, alerta a blindadora Allblin: além das manutenções preventivas, dentro dos prazos recomendados pela empresa responsável pela blindagem, é fundamental evitar práticas que em carros "comuns" são inofensivas, mas em blindados podem ser bastante prejudiciais - especialmente no que se refere aos vidros, que compõem a maior parte do custo de uma blindagem.
Cuide bem do seu carro blindado
Portas - Não é recomendado que se feche a porta com os vidros abaixados, pois isso poderá causar sua rachadura e/ou quebra.
Para-brisa - É ideal que a colocação de GPS ou de equipamentos com ventosa nos vidros seja evitada. A ventosa faz pressão, podendo marcar permanentemente o vidro blindado.
Limpeza - É importante remover a sujeira dos vidros e canaletas internas com pano limpo e úmido, lembrando sempre de não utilizar produtos químicos como thinner, querosene, álcool etc.
Acionamento dos vidros - O acionamento dos vidros deve ser feito somente com o motor do carro ligado para não sobrecarregar o sistema elétrico, evitando danos ao motor das janelas.
Adesivos x vidros - É recomendado não aplicar nenhum tipo de material sobre os vidros de blindados e manter objetos como anéis, canetas e outros que possam vir a ter contato com os vidros em seus devidos compartimentos, nunca em cima do painel, pois podem causar riscos ou marcas.
Porta-malas - O aumento no peso da tampa traseira em decorrência da blindagem pode afetar os amortecedores originais, por isso evite o fechamento brusco, pois ele pode ocasionar a quebra do vidro.
Temperatura - É importante não deixar os veículos no sol e não se exponha os automóveis a choques de temperatura.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.