Fiat 'provoca' governo italiano e remove os emblemas de carro em comercial

A Fiat divulgou uma nova propaganda de seu 500e - versão elétrica do compacto - na Itália. Entretanto, algo interessante ocorre no anúncio de 30 segundos: o veículo aparece sem os emblemas da montadora, que fez isso como um recado velado para o governo italiano.

O que aconteceu

Para enfatizar o quanto o design do Fiat 500 é icônico na indústria automotiva, a Fiat fez um comercial sem o seu emblema no carro. Isso ocorre após apreensões de veículos feitas pelo governo.

A briga da montadora com o poder público tem como o raiz o fato de 134 unidades do Fiat Topolino terem sido confiscadas por terem a bandeira da Itália e terem sido feitas fora do território do país - algo que as autoridades locais permitiam em um passado recente.

O Ministério Público do país alega que a bandeira pode enganar o consumidor quanto à origem do produto importado.

Controladora da Fiat, a Stellantis também foi forçada a mudar o nome de um veículo da Alfa Romeo de Milano para Junior pelo fato de o carro ser feito na Polônia.

A propaganda da Fiat, lançada em seu canal no YouTube, tem texto que diz: "se este carro não tivesse logótipo, se não tivesse nome, se não tivesse bandeira. Se não houvesse nada que dissesse o que é ou de onde vem, todos ainda o reconheceriam. Porque quando um carro tem um design icônico e sempre representou a alegria de viver, só pode ser italiano, e só pode ser um Fiat".

Veja:

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