Nova Ford F-150 chega no 2º semestre; veja o que muda versão mais acessível

A Ford apresentou a F-150 reestilizada na Argentina durante o evento de inauguração da produção dos motores da picape Ranger em General Pacheco, na Grande Buenos Aires.

A F-150 renovada chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre, ainda sem versões nem preços revelados.

É certo que permanecerão em linha as opções Lariat, que hoje tem preço sugerido de R$ 479.990, e Platinum (R$ 519.990), mas no país vizinho a picape deu as caras na configuração XLT - que poderia ser uma versão consideravelmente mais barata da F-150 no mercado brasileiro.

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Nos Estados Unidos, a F-150 XLT parte de US$ 52.730 (cerca de R$ 285,9 mil na conversão direta) , bem abaixo dos US$ 65.305 (R$ 354 mil) da Lariat, diferença que se amplia ainda mais diante dos US$ 73.845 (R$ 400,3 mil) da Platinum.

Mas há um ponto importante: o preço de partida diz respeito à opção equipada com motor V6 2.7 EcoBoost. Acima dela, está a alternativa com propulsor V6 3.5 EcoBoost, motorização que eleva o valor a US$ 55.175 (R$ 300 mil).

Ainda é bem menos que a Lariat, entretanto, ao contrário do Brasil, nos EUA a picape não vem completa de fábrica. Não há sequer tração 4X4 de série na versão, recurso que leva o preço da 3.5 a US$ 59.035 (R$ 320 mil).

Se você quiser o motor V8 5.0 Coyote, o mesmo que equipa a Lariat e Platinum vendidas por aqui, mais a tração 4X4, o valor passa a ser de US$ 58.160 (R$ 315,3 mil). Um ponto curioso: o propulsor de oito cilindros é mais barato que o seis cilindros mais forte.

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Há uma razão que só faz sentido ao vermos as fichas técnicas. A potência do V6 3.5 turbo é de 405 cv, a mesma do V8 5.0, porém, o torque do seis cilindros chega a 70,5 kgfm, contra 56,7 kgfm do oito cilindros aspirado. Em um país em que a capacidade de reboque é um pré-requisito mais valorizado do que no Brasil, tudo isso faz sentido.

O V6 2.7 turbo gera 329 cv e 55,3 kgfm, o suficiente para levar o corpanzil da picape com alguma agilidade, todavia, não parece ser o foco da Ford. Homologar outro propulsor para um produto de nicho será algo muito difícil, adianta fonte ligada ao fabricante.

Nada impede que seja trazida uma nova versão mais próxima da Lariat em preço, a aventureira Tremor, uma opção que está em estudo, mas não foi confirmada oficialmente.

O fabricante também está disposto a investir em variantes híbridas e, quem sabe, até mesmo a elétrica Lightning. As hibridizadas contam com o propulsor V6 3.5 híbrido convencional que despacha 436 cv e 78,8 kgfm, ou seja, é a variante mais forte das citadas.

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O consumo médio é de 10,4 km/l na cidade e na estrada, um bom índice para uma picape grande. Como parâmetro de comparação, a V8 vendida no Brasil alcança a média de 7,45 km/l.

Mudanças de estilo

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A F-150 passou por alterações pontuais de estilo, com novas grades (variam de acordo com as versões).

O design dos faróis varia de acordo com as versões. No caso da XLT, a barra de LEDs corta os faróis no meio, enquanto as mais caras têm luzes que contornam a peça. Atrás, as lanternas exibem novos elementos internos, sem mudar muito os contornos. Pequenas alterações que deram uma refrescada no visual sem, contudo, revolucionar o desenho geral.

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Por outro lado, a cesta de equipamentos melhorou e trará novidades no Brasil também. A principal é a oferta do BlueCruise 1.2, sistema semiautônomo de direção que permite até realizar mudanças de faixa de maneira automática, basta colocar a seta para o lado que você deseja ir.

A tecnologia permite ainda que a picape desvie automaticamente de algum possível acidente. O objetivo é oferecer ao condutor a possibilidade de tirar as mãos do volante nas estradas.

Uma outra novidade entre os itens é a oferta de um head-up display colorido de nova geração, incluindo dados como velocímetro, conta-giros, hora, dentre outros.

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