Como é 'Rolls-Royce russo' que Putin deu a Kim em visita à Coreia do Norte
Gabriel Lima
Colaboração para o UOL
19/06/2024 15h00
O presidente russo Vladimir Putin deu ao líder norte-coreano Kim Jong-un uma segunda limusine Aurus Senat em uma visita à capital do país, Pyongyang, durante esta quarta-feira.
Com já uma unidade da limusine russa, enviada em fevereiro, Kim foi guiado por Putin por alguns quarteirões no novo modelo, que ele diz gostar pelo fato de emular o visual dos sedãs soviéticos.
Como é a limusine
Por fora, o modelo possui grade com colunas verticais espaçadas e decoração na parte superior. O contorno na parte inferior se estende para fora em cada lado, acentuando as entradas de ar laterais.
Os faróis têm luzes de LED em forma de L. Na traseira, as lanternas retangulares têm uma faixa cromada se estendendo por toda a largura do carro.
Por dentro, há central multimídia com tela sensível ao toque que é personalizável. Também temos câmeras por todo o veículo e um sistema de visão noturna para monitorar a estrada.
No conjunto mecânico, um trem de força híbrido combina motor a combustão V8 de 4,4 litros com outro elétrico. A potência combinada é de 606 cv e o motor envia tração às quatro rodas através de uma transmissão automática de nove velocidades.
Apesar do presente de Putin, essa nova versão do Aurus Senat só deverá entrar em produção em 2025 em uma antiga fábrica da Toyota em São Petersburgo, na Rússia.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.