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Spyder RS: aceleramos o conversível que marca o fim de uma era da Porsche

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/06/2024 04h00Atualizada em 20/06/2024 19h22

Com gasolina no seu DNA, a Porsche se rendeu à eletrificação e a maioria dos seus carros vai dispensar os motores a combustão nos próximos anos. É o caso do 718, esportivo compacto com motor central traseiro que, a partir de 2025, vai ganhar nova geração, 100% elétrica, como acaba de acontecer com o SUV Macan.

Para marcar a despedida do 718 "clássico", a Porsche desenvolveu uma versão mais do que especial do esportivo, equipada com capota removível: trata-se do 718 Spyder RS, que no Brasil tem preço inicial de R$ 1.237.624 - sem incluir os muitos opcionais.

Imagem: Divulgação

Basicamente, o Spyder RS é a versão conversível do cupê 718 GT4 RS, variante mais visceral, voltada para uso nas pistas, mas que também pode rodar em vias públicas.

O Spyder traz o mesmo motor 4.0 aspirado do GT4 RS, também usado pelo GT3 RS, inclusive nos carros da Porsche Cup. Capaz de girar a 9.000 rpm, o propulsor rende 500 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem PDK, com sete marchas.

Totalmente desenvolvido com foco na redução de peso, o Spyder RS tem várias partes de fibra de carbono e sua capota é de lona - sua instalação ou retirada é manual, para não "engordar" o carro - a Porsche informa que essa capota pesa apenas 8 kg.

Imagem: Divulgação

Além disso, até as maçanetas internas do Spyder são puxadores de tecido e o emblema da marca alemã no capô é apenas um adesivo. Com essas e outras economias de peso, o conversível tem massa de "apenas" 1.440 kg e acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima é de pouco mais de 300 km/h.

Visceral é uma palavra que bem define o Spyder RS, com destaque para o ronco do motor que invade a cabine - os dutos de admissão do motor ficam, literalmente, posicionados atrás dos dois assentos do carro.

Imagem: Divulgação

A convite da Porsche, tivemos a oportunidade de experimentar toda essa visceralidade ao volante do Spyder no ambiente em que ele fica mais à vontade: um autódromo, no caso, do de Interlagos, verdadeiro "templo" do automobilismo brasileiro.

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