Como superfábrica na Argentina mudará produção da Ranger que vem ao Brasil
A Ford anunciou a produção dos motores da Ranger na fábrica da picape em Pacheco, na Argentina. A planta agora será a responsável pela produção dos propulsores turbodieseis usados pela picape média, que antes eram importados.
O 2.0 Panther equipa as versões mais em conta da Ranger, especificamente as XL e XLS. O quatro cilindros entrega 170 cv e 41,3 kgfm de torque, podendo ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas.
Por sua vez, o 3.0 Lion é o propulsor de escolha das configurações XLS, XLT e Platinum. Ao contrário do 2.0, ele vem apenas com transmissão automática, no caso, de dez marchas. O seis cilindros despacha 250 cv e 61,2 kgfm.
A fabricação local faz parte do processo de modernização da planta de produção de Pacheco. No total, a Ford investiu US$ 650 milhões para a produção da Ranger e motores no local.
A unidade de produção tem 5.000 metros de área construída. São 129 estações de trabalho. Na linha de motores, são 185 funcionários, mas, no total, o número de colaboradores chega a cerca de 3.500. A capacidade produzida instalada é de 82 mil motores por ano, além de 110.000 unidades da Ranger.
A Ford afirma que a planta é equipada com um sistema de gestão de qualidade com mais de 2.000 sensores e 50 câmeras, aparato que ajudou ela a alcançar um índice de eficiência superior à média de outras fábricas da marca.
"Além de robôs em operações críticas, usamos sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, capazes de detectar variações de 0,004% no processo", diz Kleber Fernandes, diretor de qualidade da Ford América do Sul.
Para evitar contaminação, a fábrica tem pressão positiva de climatização, o que ajuda a impedir a entrada de detritos, uma vez que o ar externo não consegue entrar com a mesma facilidade.
A reforma incluiu uma linha de prensas de 2.500 toneladas. Da mesma forma, foram colocados 318 novos robôs inteligentes na área de carrocerias, permitindo soldas automáticas de altíssima previsão. O processo usa mais de 1.000 câmeras e sensores para garantir o processo de execução da montagem.
As mudanças vêm em conjunto com a aplicação de participação de mercado da Ranger. Em 2023, a picape cresceu 42,4% no mercado brasileiro, movimento creditado também ao lançamento de nova geração.
Atualmente, a participação é de 19%, contra 12% de 2022, apenas um ponto percentual abaixo da Chevrolet S10, a vice líder do segmento. Com 39% no acumulado de 2024, a Toyota Hilux ainda é líder isolada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.