Maratona de lançamentos: como são os novos carros que a Mini terá no Brasil
Marca britânica pertencente ao Grupo BMW, a Mini terá uma renovação completa da sua linha de automóveis no Brasil ao longo dos próximos meses, com foco na eletrificação, mas sem deixar os tradicionais motores a combustão de lado.
As primeiras novidades da montadora que vão desembarcar em solo brasileiro serão a novíssima geração do SUV Countryman, que inicialmente estreia aqui em configuração 100% elétrica, e o novo Mini Cooper S de duas portas, equipado com propulsor a gasolina.
Em entrevista ao UOL Carros, Mike Peyton, vice-presidente da Mini para as Américas, confirmou que a dupla será lançada no início do segundo semestre de 2024 - portanto, em julho.
O executivo destaca o quanto o novo Countryman ficou maior, bem como a autonomia das respectivas baterias.
"O novo Coutryman é um produto incrível, é maior. Ouvimos o feedback dos clientes que pediam um produto mais prático e espaçoso, especialmente no que se refere ao porta-malas. E continua sendo um Mini, mantendo aquela sensação de que você está dirigindo um kart", diz Peyton.
Como é o novo Mini Countryman
A configuração do Countryman que chega em breve às concessionárias Mini do Brasil é a SE All4, que traz um motor em cada eixo - portanto, tem tração integral - e rende 308 cv de potência e bons 50,4 kgfm de torque.
De acordo com a fabricante, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,6 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 180 km/h.
Com baterias de 64 kWh, a autonomia oficial é de 433 km com uma carga completa.
Em relação ao tamanho, o novo Countryman cresceu em todas as medidas: tem 4,43 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,69 m de distância entre-eixos - contra, respectivamente, 4,30 m, 1,82 m, 1,56 m e 2,67 m do modelo anterior.
Mini Cooper S a combustão
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberEm relação ao Mini Cooper S 2025 a combustão, ele traz visual totalmente repaginado por dentro e por fora.
Vem ao Brasil equipado com motor 2.0 turbo a gasolina de 204 cv e 30,6 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas.
Com esse conjunto, a Mini informa que o novo Cooper S sai da imobilidade e atinge 100 km/h em 6,6 segundos.
Mini Cooper SE elétrico
A variante 100% elétrica do novo Cooper tem visual quase idêntico, exceto pela grade frontal fechada, e tem chegada ao Brasil confirmada para outubro, na versão SE e com carroceria de duas portas.]Nessa configuração, o novo Mini a baterias tem 218 cv e 33,6 kgfm, com aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos.
Traz baterias de 54,2 kWh, que proporcionam autonomia de 402 km no ciclo WLTP, conforme a montadora.
Mini Aceman
A maratona de lançamentos da Mini no Brasil não para aí. Conforme Mike Peyton, entre o final de 2024 e o início de 2025 estreia em nosso mercado o inédito Aceman, posicionado entre o Cooper e o Coutryman.
Trata-se de um SUV compacto totalmente elétrico, produzido na China como o Cooper elétrico. Mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,51 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, com 300 litros de capacidade no porta-malas.
Ainda não sabemos as configurações para o Brasil. Provavelmente será a versão de topo SE, com os mesmos 218 cv e 33,6 kgfm do Mini Cooper equivalente. As baterias do Aceman SE também têm 54,3 kWh de capacidade.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.