Mercedes-Benz mais potente da história tem alma de F-1 e nós já aceleramos
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
24/06/2024 04h00Atualizada em 24/06/2024 10h28
A Mercedes-Benz começa a trazer ao Brasil seus primeiros carros equipados com tecnologia híbrida plug-in E Performance, desenvolvida a partir dos monopostos da marca alemã na Fórmula 1.
Os dois primeiros modelos equipados com a novidade a chegarem ao mercado brasileiro são o Mercedes-AMG S 63 E Performance, com preço sugerido de R$ 1.649.900, e o GT 63 S E Performance, por R$ 1.634.900. Ambos já podem ser encomendados e previsão de entrega das primeiras unidades é para outubro e setembro, respectivamente.
Os dois carros combinam o motor 4.0 V8 biturbo instalado na dianteira com um propulsor elétrico no eixo traseiro, onde também fica a bateria de alta performance, recarregável na rede elétrica e também por meio das desacelerações e do próprio motor a combustão.
A convite da Mercedes-Benz, tivemos um primeiro contato ao volante do GT 63 S híbrido em um ambiente que combina com a proposta do cupê de quatro portas: a pista de um aeroporto - no caso, o Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque, no interior paulista.
Pudemos acelerar até 150 km/h o carro de rua mais potente da história da Mercedes-Benz durante o Catarina Aviation Show, evento de aeronaves e barcos de alto luxo, voltado a clientes de altíssimo poder aquisitivo.
No caso do GT 63 S E Performance, os números são superlativos: a união do V8 com 639 cv com o motor elétrico síncrono de ímã permanente gera no total impressionantes 843 cv de potência e 149,8 kgfm de torque. Com gerenciamento da transmissão automatizada de dupla embreagem e nove marchas e tração integral, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 2,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 316 km/h.
Obviamente focada mais no desempenho do que na redução do consumo de combustível, a bateria com 6,1 kWh de capacidade traz resfriamento direto, como nos carros da F-1, e permite rodar até 12 km no modo 100% elétrico.
Ao todo, são oito modos de condução, do totalmente elétrico ao mais esportivo, e o interior do GT S E Performance é de alto luxo, combinando revestimentos de couro, metal e outros materiais nobres. O interior é bem espaçoso, o que não surpreende considerando as dimensões do carro: ele mede 5,05 m de comprimento, 2,07 m de largura e 1,45 m de altura, com entre-eixos de 2,95 m. A capacidade do porta-malas é de 335 litros.
A lista de equipamentos, como seria de se esperar, é extensa e inclui bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageadores, iluminação ambiente com 64 opções de cores, sistema de som da Burmester com Dolby Atmos, eixo traseiro esterçante, teto solar panorâmico e pacote completo de assistências à condução, como condução semiautônoma, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.
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