Snorkel de SUV: como é a 'chaminé' que pode salvar carros em áreas alagadas
Boa parte dos SUVs mais vendidos são considerados "de shopping", apelido de jipeiros para os modelos mais urbanos. Apesar da pinta de robusto, muitos deles não são preparados para enfrentar alagamentos altos. Para situações mais extremas, existe o "snorkel".
Como o nome sugere, o snorkel de carro é bem parecido com o acessório usado em mergulho superficial. No caso, ele evita que o motor aspire água em travessias de trechos alagados e que aspire poeira.
O acessório é especialmente útil para jipes em locais alagados. Mesmo veículos robustos não suportam ficar muito tempo sob a água. Então, o snorkel acaba sendo uma forma mais segura de passar por terrenos com água.
Apesar do foco nos jipeiros, os ditos "SUVs de shopping" também podem ter o acessório instalado e, dependendo do uso, até salvar um carro numa situação de enchente.
A empresária Ana Hirschle, 51, teve o motor do seu Jeep Renegade danificado em 2016 após uma enchente no Recife (PE). No caso, ela pegou um trecho alagado. A água, descreve, atingiu a admissão de ar do carro, que fica abaixo do farol do passageiro.
Passado o perrengue, Ana trocou o motor e instalou um snorkel em seu Renegade, elevando a altura da admissão de ar da região abaixo do farol para o nível do teto.
"Foi quando coloquei o snorkel, assim que saí da concessionária, já com o motor novo. Nunca pensei que fosse precisar de um snorkel, considerando que não coloco meu Renegade em trilhas", explica Ana.
O custo da instalação do snorkel custa até R$ 1.000, podendo variar conforme o fornecedor e a oficina de instalação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.