Sensor, automatização: ele está transformando um 'Uno em carro de luxo'
Maurício Businari
Colaboração para o UOL
29/06/2024 04h00
Com quase 900 mil seguidores no Instagram e uma série de vídeos viralizando na internet, o influenciador Biscoito Senô está redefinindo o conceito de transformação automotiva. Conhecido por sua audaciosa promessa de transformar um Fiat Uno em um carro de luxo, Biscoito cativa milhões de espectadores com sua habilidade de fazer do impossível uma realidade.
O que aconteceu
Aos 28 anos, Biscoito viralizou na internet ao postar uma série de vídeos transformando o carro, que ele batizou de Juninho. Seu amor pelo veículo é tão grande que ele afirma, com toda a convicção, que quer ser enterrado dentro dele quando morrer.
O influenciador sempre teve um fascínio por consertar e transformar objetos, uma habilidade desenvolvida desde a infância. Na escola, ele era apelidado de "Bolacha", que eventualmente evoluiu para "Biscoito" durante a faculdade. "Prefiro usar o nome Biscoito por segurança e porque virou meu codinome nas mídias sociais", explica.
Formado em Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), ele começou sua carreira em uma agência que trabalhava para diversos youtubers. Sua transição para influenciador começou durante a pandemia, quando ele passou a compartilhar suas criações e transformações em plataformas como TikTok e Instagram.
"Durante a pandemia, aprendi muitas habilidades novas. Quando a quarentena estava terminando, eu queria compartilhar o que tinha aprendido". Seu primeiro vídeo viral foi a transformação de uma tábua de passar roupa em um aparador com luminária, acumulando 100 mil visualizações.
A saga do Juninho
A saga do Fiat Uno, carinhosamente apelidado de Juninho, começou de forma prática. Morando em São Paulo, Biscoito precisava de um veículo para facilitar suas idas a brechós e feiras do rolo, onde gravava vídeos e garimpava itens para suas transformações postadas nas redes. Em 2022, ele adquiriu o Uno de um amigo da família por aproximadamente R$ 24 mil, vendo no carro uma solução econômica e funcional.
"Sempre fui delirante com minhas ideias. Quando coloco algo na cabeça, vou até o fim". Essa determinação ficou clara quando ele anunciou, em um vídeo que hoje conta com mais de 20 milhões de visualizações, que transformaria o Juninho em um carro de luxo. Desde então, o Uno tem passado por uma série de modificações, que incluem desde a instalação de um sistema de som potente até sensores de estacionamento.
O influencer não teve formação formal em mecânica, mas aprendeu a mexer em carros graças à influência de sua família e à sua curiosidade. Seu pai, que cresceu em um sítio e sempre fez consertos em máquinas e veículos, transmitiu a Biscoito a paixão pelo "faça você mesmo". "Meu pai tinha uma loja de som automotivo e sempre consertou carros por conta própria. Aprendi muito observando e ajudando ele", conta.
Essa cultura familiar é visível em seus vídeos, onde Biscoito frequentemente chama o pai e o irmão para auxiliar nas transformações. "Mesmo gostando de automóveis, confesso que meu irmão é mais aficionado do que eu", admite.
Biscoito também recorre a tutoriais no YouTube e manuais de instruções. "Eu assisto muitos vídeos online e leio bastante. Às vezes, aprendo algo novo apenas experimentando e vendo o que funciona. A comunidade online de entusiastas de carros também é muito útil. Muitas pessoas compartilham dicas e soluções para problemas comuns", explica.
Desafios e soluções
Transformar o Uno em um carro de luxo não tem sido tarefa fácil. Biscoito relata que instalar um sensor de estacionamento foi um dos maiores desafios. "Foi assustador. Tive que fazer furos no para-choque e, se errasse, estaria destruindo o carro", lembra. No entanto, com paciência e determinação, ele conseguiu superar cada obstáculo.
Os seguidores de Biscoito também desempenham um papel ativo no projeto, sugerindo ideias e novas modificações. "Muita gente manda sugestões nos comentários. Algumas são absurdas, mas outras me ajudam a descobrir novas possibilidades. A cada nova transformação, descubro mais possibilidades e acabo investindo mais para fazer algo ainda melhor", diz.
Até o momento, o influenciador investiu cerca de R$ 10 mil na transformação. Ele conta que, muitas vezes, as ferramentas necessárias acabam sendo mais caras do que as próprias peças. "Por exemplo, eu coloquei uma grade de para-choque do Argo no Uno, o que mudou bastante a frente dele. Ela custou cerca de R$ 200, mas precisei comprar uma micro retífica por R$ 350 para fazer a instalação, já que eu não tinha essa ferramenta. Então, o custo total acabou sendo bem mais alto", explica.
Apesar da popularidade, a monetização dos vídeos nem sempre cobre os custos de produção. "Hoje em dia, estou vivendo da produção de conteúdo, mas ainda estou ajustando meus gastos para fazer isso caber", diz, destacando a importância de reinvestir no próprio trabalho.
O esforço do influenciador não foi em vão. Seu último vídeo, em que ele é visto trocando as películas dos vidros do carro, que ele chama de lentes dos "óculos escuros de Juninho", foi patrocinado por uma empresa especializada nesse serviço.
Até o momento, as transformações do Juninho incluíram a instalação de:
- Volante do Fiat Pulse com comando adaptado
- Vidro elétrico dianteiro
- Retrovisor elétrico
- Grade de radiador do Fiat Argo
- Sensor de estacionamento
- Farol traseiro cristal
- Manta acústica no capô
- Tratamento acústico nas portas dianteiras
- Instalação de alto-falantes de duas vias nas portas
- Console central com porta-copos do Fiat Palio
- Apoio de braço
- USB para carregar celular acoplado no console
- Tapetes novos
- Películas
- Automatização do porta-malas
Companheiro inseparável
Atualmente, Biscoito Senô está focado em finalizar seu projeto de transformar o Uno em um carro de luxo. "Quero colocar um ar-condicionado, direção elétrica, e quem sabe até outros luxos mais complicados", revela. Além disso, ele planeja expandir seu conteúdo para o YouTube, criando vídeos mais longos e detalhados sobre suas transformações.
Para Biscoito, o Juninho é mais do que um projeto; é um companheiro inseparável. "Eu vou morrer enterrado no Juninho. Ele não sai da minha mão nunca mais. Não troco por nada. A relação que você cria fazendo as coisas com as próprias mãos é muito especial", afirma com convicção.
Biscoito também espera inspirar outras pessoas a abraçarem o espírito do "faça você mesmo". "Quero mostrar que qualquer um pode construir algo incrível, desde que tenha coragem e determinação. Se eu consigo transformar um Uno em um carro de luxo, qualquer um pode fazer qualquer coisa", conclui.
O que diz a lei
Especialista em direito de trânsito, o advogado Lucas Pinheiro Freitas analisou os vídeos postados pelo influencer. E afirma que, até o momento, as alterações que Biscoito está fazendo no Juninho são fundamentalmente estéticas, não são mudanças que denotam infrações ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
São alterações que não acarretariam, por exemplo, um impedimento de circulação. Quando ele diz que visa realizar mudanças no Fiat Uno para que se torne um carro de luxo, presumimos que ele alterará, talvez, as características daquele Fiat Uno, fazendo com que ele se pareça com outro carro. Mas não, continua o mesmo carro. As mudanças que ele está fazendo não geram nenhum problema para ele. Não há, de fato, mudanças estruturais significativas. Ele não pintou mais de 50% do carro, por exemplo, o que incorreria em infração.
Lucas Pinheiro Freitas
O advogado nota também que o influencer não mudou o tamanho da roda e nem o modelo de farol. A película, pelo que ele mostrou nos vídeos, também está dentro do permitido. Segundo Freitas, parte das proibições em modificações estão previstas no artigo 230 do CTB. Já o artigo 106 informa que as alterações nas características do veículo, como itens de segurança, devem ser autorizadas por órgão capacitado.
"Ele não mudou o motor, não alterou o escapamento para fazer ruído acima do permitido, não rebaixou o carro. Nenhuma alteração das que o influenciador fez é drástica", explica o advogado, ressaltando que as alterações estéticas, como retrovisor elétrico, grade de radiador de outro modelo, console, apoio de braço não interferem na funcionalidade e nas características originais do carro.