Centenas de BMW sobrevivem intactos de incêndio, mas devem virar sucata

O navio cargueiro MV Fremantle Highway, que tinha pouco menos de 4 mil carros a bordo, pegou fogo há cerca de um ano na costa da Europa. Apesar de todo o susto e do provável prejuízo para as montadoras, alguns dos carros não foram avariados. Entretanto, a BMW quer impedir que seus modelos cheguem ao mercado.

O que aconteceu

O navio MV Fremantle Highway ia da Alemanha para o Egito em julho de 2023 com 3.857 carros. Porém, pouco depois da partida um incêndio iniciou em seu porão - aparentemente devido a uma bateria de um carro elétrico que pegou fogo.

As chamas se espalharam rápido, e acabaram por matar um dos 23 tripulantes. Porém, o fogo foi apagado e o cargueiro foi para o porto de Eemshaven, na Holanda.

Um quarto dos carros foi definido como intacto, com especificamente 260 BMWs neste número. Eles seriam vendidos para uma companhia de Taiwan, porém os veículos - que possuem fuligem do incêndio - não devem mais ser repassados após a montadora entrar na Justiça da Holanda para impedir a exportação.

A montadora alega preocupações sobre a segurança dos carros e o risco de danos à reputação se os carros forem vendidos. Um advogado da empresa diz que os carros foram amortizados pelo seguro como "perda total" - com metal estrutural, fiação e pintura danificados.

Modelos de outras marcas presentes no navio, como Mercedes-Benz e Audi, também foram reciclados em vez de revendidos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.