Biden é proibido de dirigir há 15 anos, mas não é por culpa da idade

Em busca da reeleição à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden está impedido de dirigir desde 2009 em vias públicas. Mas a proibição nada tem a ver com sua idade avançada, tema que se tornou polêmico após seu desempenho em debate contra Donald Trump.

Por motivos de segurança, funcionários do alto escalão do governo (incluindo presidente e vice) são proibidos de dirigir em vias públicas. Obrigatoriamente precisam estar sempre acompanhados de agentes do Serviço Secreto, treinados para realizar manobras evasivas e defensivas.

Isso não impediu, porém, de Biden dar algumas "escapadas" em locais fechados. Em 2021, por exemplo, o presidente norte-americano visitou a fábrica da Ford no Michigan e testou a nova picape F-150 elétrica - uma das bandeiras do mandatário em seu primeiro mandato foi justamente a promoção deste tipo de motorização em veículos.

Biden sempre se declarou um amante da cultura automotiva. Em sua garagem, inclusive, tem como grande xodó um modelo bastante tradicional para a indústria de seu pais, um Chevrolet Corvette Stingray.

"Há muitos motivos para concorrer à Presidência, mas há um motivo esmagador para não concorrer", brincou em 2014. "Gosto de fazer aquele [Corvette] Z06 de zero a 60 em 3,4 segundos."

Mas é outro Corvette de sua coleção que faz seu coração bater mais forte. O veículo, ano 1967, foi dado a Biden por seu pai - que era dono de uma concessionária - como presente de casamento. O político diz que o carro na época custou US$ 5.600, mas hoje em dia vale algo em torno de US$ 70 mil.

O Corvette Stingray teve até papel importante em sua campanha à Presidência, como plataforma para falar sobre a indústria automotiva americana. Em uma propaganda em que aparece no carrão, ele afirma que os EUA podem "voltar a dominar o mercado automotivo no século 21, mudando para veículos elétricos" - e citando inclusive um suposto projeto de Corvette elétrico que pode chegar a 320 km/h.

A Chevrolet não confirmou os planos para tal veículo oficialmente, mas a marca norte-americana Genovation já converteu um Corvette para motorização elétrica. Chamado de GXE, o modelo pode chegar a até 338 km/h.

Continua após a publicidade

O xodó de Biden foi por vezes utilizado durante a campanha da eleição passada, mas antes disso ele também tirou o modelo da garagem para uma matéria do apresentador e comediante Jay Leno, ainda no período em que era vice-presidente de Barack Obama.

No bate-papo, saiu queimando pneu com os mais de 300 cv do V8 de seu Stingray. Forte, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Deixe seu comentário

Só para assinantes